Observatório participa de audiência pública sobre formação de condutor

Será realizada amanhã no Congresso Nacional, a audiência pública que discutirá a formação do condutor de veículos (motocicleta e carro) o papel dos Centros de Formação de Condutores sob a ótica do Código de Trânsito Brasileiro e a responsabilidade de todos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito.
A audiência foi solicitada pelo deputado federal, Hugo Leal (PSC-RJ) e terá a participação do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho. Segundo Ramalho, a intenção é “melhorar a formação do condutor capacitando de forma mais sistematizada os instrutores e examinadores de todo país. A importância dessa reunião é chamar a atenção das autoescolas para a importância da formação do condutor na segurança viária”.
Também foram convidados entre outras autoridades, o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Antonio Claudio Portella Serra e Silva; o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e CFCs (Centros de Formação de Condutores), Magnelson Carlos de Souza; e o presidente do Sindicato das Autoescolas do Rio de Janeiro, João Pinto Ribeiro.
Na oportunidade, o presidente do Observatório estará apresentando o Programa “Observar” que traz dicas de segurança viária em formato de vídeo, além de mostrar o trabalho que está sendo realizado na cidade de Indaiatuba-SP junto aos CFCs para melhorar o local onde futuros motociclistas possam encontrar situações próximas as ruas da maioria das cidades. Esse trabalho está sendo realizado em parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba, Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) local e Observatório.
A audiência acontece nesta terça (24/09/13), às 14h, na Sessão Legislativa Ordinária da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados em Brasília, DF.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.