Na manhã da última quinta-feira (17), foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) pelo estado de Minas Gerais, no auditório do Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), em Belo Horizonte. O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, foi uma das autoridades presentes na ocasião, e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que é signatário do Termo, foi representado pelos Observadores Certificados: Ronaro, Alexander, Maurício, Josie e Rosely.
No período da tarde foi realizada a Oficina Técnica: execução da política nacional de trânsito no âmbito dos municípios mineiros; com o objetivo de sanar dúvidas e capacitar entes municipais por Política Nacional de Trânsito, bem como propor iniciativas e diretrizes para padronizar e integrar as ações municipais, além de debater os desafios e benefícios de integração ao Sistema Nacional de Trânsito. O Cetran-MG (Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais) coordenou a oficina e orientou os representantes municipais ali presentes.
A iniciativa é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos e conta com representantes dos órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana, nas esferas federais, estaduais e municipais. O plano foi revisado em 2021, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas.
O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, explicou que o Pnatrans é um grande norte para os órgãos de trânsito de todo o país na implementação de ações que visam a redução do número de sinistros, de mortos e de feridos.
“A Senatran vem promovendo uma rodada de interlocução junto a todas as unidades da federação, no sentido de que cada estado e o distrito federal implementem um grupo de trabalho, envolvendo não só os órgãos componentes do estado, mas, também, da união, que atuam em rodovias federais, e principalmente os municípios, onde, de fato, o trânsito urbano acontece”, destacou o secretário.
O evento foi transmitido pelo canal oficial da Polícia Civil de Minas Gerais no YouTube.
Leia a matéria completa: https://www.detran.mg.gov.br/sobre-o-detran-1/sala-de-imprensa/noticias/minas-gerais-adere-ao-plano-nacional-de-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29118,29119,29120,29121" img_size="full"]
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Observador Certificado participa de entrevista ao Balanço Geral Interior-RJ
Na última sexta-feira (27), o Observador Certificado e Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé (RJ), Leandro Aracati, participou de uma entrevista ao Balanço Geral Interior RJ, da TV Record.
CEO do Observatório participa de entrevista ao Diário do Grande ABC
Na edição do dia 30 de setembro de 2024 do jornal "Diário do Grande ABC", que abrange as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no estado de São Paulo, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de uma entrevista sobre os números alarmantes de sinistros de trânsito na Região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.