Na manhã da última quinta-feira (17), foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) pelo estado de Minas Gerais, no auditório do Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), em Belo Horizonte. O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, foi uma das autoridades presentes na ocasião, e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que é signatário do Termo, foi representado pelos Observadores Certificados: Ronaro, Alexander, Maurício, Josie e Rosely.
No período da tarde foi realizada a Oficina Técnica: execução da política nacional de trânsito no âmbito dos municípios mineiros; com o objetivo de sanar dúvidas e capacitar entes municipais por Política Nacional de Trânsito, bem como propor iniciativas e diretrizes para padronizar e integrar as ações municipais, além de debater os desafios e benefícios de integração ao Sistema Nacional de Trânsito. O Cetran-MG (Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais) coordenou a oficina e orientou os representantes municipais ali presentes.
A iniciativa é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos e conta com representantes dos órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana, nas esferas federais, estaduais e municipais. O plano foi revisado em 2021, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas.
O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, explicou que o Pnatrans é um grande norte para os órgãos de trânsito de todo o país na implementação de ações que visam a redução do número de sinistros, de mortos e de feridos.
“A Senatran vem promovendo uma rodada de interlocução junto a todas as unidades da federação, no sentido de que cada estado e o distrito federal implementem um grupo de trabalho, envolvendo não só os órgãos componentes do estado, mas, também, da união, que atuam em rodovias federais, e principalmente os municípios, onde, de fato, o trânsito urbano acontece”, destacou o secretário.
O evento foi transmitido pelo canal oficial da Polícia Civil de Minas Gerais no YouTube.
Leia a matéria completa: https://www.detran.mg.gov.br/sobre-o-detran-1/sala-de-imprensa/noticias/minas-gerais-adere-ao-plano-nacional-de-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29118,29119,29120,29121" img_size="full"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.