O Focotran (Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito) promove nestas quarta e quinta, dias 16 e 17 de março, em São Paulo, o II Encontro Nacional dos Conselhos de Trânsito. Junto com o evento, é realizado também o Encontro Nacional das Escolas de Trânsito.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcará presença no evento no dia 16, a partir das 11h30, quando terá espaço de uma hora para a apresentação da entidade aos participantes e também abordará a questão da integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. A entidade será representada pelo seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho.
Nestes dois dias, também, a Associação Nacional dos Detrans (AND) realiza o Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito, que reunirá dirigentes e técnicos na discussão de alterações na legislação de trânsito, medidas conjuntas na área de educação e melhorias em sistemas de informação e prestação de serviços.
Um dos temas que deve movimentar o evento da AND é a exigência do exame toxicológico de direção para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E.
O Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção e as atividades educativas programadas para o Maio Amarelo também serão abordados. Estão previstas ainda apresentações de iniciativas dos Estados, como o projeto Condutor do Amanhã, do Detran Pernambuco, por exemplo.
No dia 17, estão previstas apresentações técnicas sobre a questão dos ciclomotores, a atuação da atuação operacional de desmanches no Rio Grande do Sul e análise de projetos de lei, medidas provisórias e portarias federais com impacto no dia a dia dos Detrans.
Os eventos, que são paralelos, acontecem no Hotel Renassaince, na Alameda Santos, 2233.
(Com informações do site da AND)
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.