O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo membro do Conselho Deliberativo da entidade, Mauro Gil, participa do Grupo Técnico para implementação das ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) no estado do Paraná.
Na oportunidade, Mauro Gil apresentou o livro publicado na parceria OBSERVATÓRIO e UFPR (Universidade Federal do Paraná), “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – O papel dos municípios” que traz conceitos, procedimentos e diretrizes para que as gestões municipais possam iniciar uma política local de segurança viária, em parceria com ações estaduais e federais.
A reunião, composta por membros de diversos setores da sociedade envolvidos com o tema trânsito, também tratou da proposta de levar às pessoas segurança no trânsito de forma humanizada, em que cada agente entenda suas responsabilidades, e da elaboração do Regimento Interno do grupo que coordena a execução do plano em nível estadual.
O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Pnatrans, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência.
1/3
Leia a matéria completa: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Pnatrans-Parana-quer-sensibilizar-municipios-para-aumentar-seguranca-no-transito
Fotos: Detran-PR
TRÂNSITO E CIDADES SEGURAS
O canal Road Safety promove uma série de lives relacionadas às temáticas de segurança no trânsito e mobilidade urbana em celebração à Semana Nacional de Trânsito, que é realizada de 18 a 25 de setembro. A live de ontem (20), “Trânsito e Cidades Seguras” teve como convidado, o head de Mobilidade Urbana, Pedro Borges.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Foi realizada na última sexta-feira (15), a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Trânsito em todo o estado de São Paulo, sob organização do governo estadual, por intermédio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi representado na cerimônia pelo head de Mobilidade Segura, Pedro Borges.
OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO ENVOLVENDO ÔNIBUS DE TURISMO AUMENTAM NO ESTADO DE SÃO PAULO
O jornal da EPTV 2ª Edição, afiliada à TV Globo em Campinas e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, alertou ontem (19/09), sobre o aumento no número de sinistros de trânsito envolvendo ônibus de turismo no estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, falou sobre as principais regras que as empresas devem cumprir e podem ser observadas pelos passageiros.
Boleto