Matérias

Observatório participa de reunião da PRF para discutir a fiscalização de velocidade

O objetivo da medida é reduzir o número de mortes e feridos no trânsito e evitar sinistros

Escrito por Portal ONSV

16 MAI 2024 - 11H49 (Atualizada em 17 MAI 2024 - 16H53)

O Observatório Nacional de Segurança Viária participou nesta quinta-feira (15), de uma reunião promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tornar mais eficaz o combate ao excesso de velocidade e reduzir os sinistros nas vias no Brasil. A reunião também contou com a presença de outras instituições responsáveis por inspecionar e regulamentar o trânsito brasileiro.

Atualmente, o excesso de velocidade nas vias é um dos fatores que mais causa mortes no trânsito, além de gerar um grande número infrações - com aumento de 77% de 2022 para 2023 nas vias federais, segundo a PRF.

Na reunião desta quinta-feira, a PRF apresentou resultados de operações que tiveram o objetivo de combater o excesso de velocidade. Entre estas, estava a Operação Temática de Fiscalização de Velocidades (OTEVEL), realizada nas superintendências regionais. O objetivo da OTEVEL é capacitar agentes na operação de radares portáteis, para serem utilizados nas atividades que buscam deter o excesso de velocidade.

"Como encaminhamento da reunião o Observatório sugeriu que a PRF conduza a construção de um documento que será assinado por todos os participantes da reunião, e que será encaminhado à Presidência da República e ao Congresso Nacional solicitando apoio político para alterar o Código de Trânsito Brasileiro e modificar dispositivos que dificultam a fiscalização de excesso de velocidade", comenta o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, que participou da reunião e entregou ao diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, um exemplar do livro Segurança no Trânsito, uma das mais importantes obras sobre segurança viária do país e que está disponível para download no site do Observatório.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário (SNTR),do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).


Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.