O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participa hoje (30/06), e amanhã (01/07), da UN High-Level Meeting on Global Road Safety (Reunião de Alto Nível sobre Segurança Rodoviária Global da ONU), realizado na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. E tem como tema: “O horizonte de 2030 para a segurança no trânsito: garantindo uma década de ação e entrega”.
A reunião é organizada sob a liderança do Presidente da Assembleia Geral da ONU, com a presença de Missões Permanentes dos Estados Membros da ONU, Chefes de Estado e Ministros para impulsionar a realização da Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2021 -2030. O OBSERVATÓRIO é representado pelo seu diretor-presidente, José Aurelio Ramalho e Paulo Guimarães.
OBSERVATÓRIO entrega carta sobre o balanço da 1ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020
Na ocasião o OBSERVATÓRIO fará a entrega da carta sobre o balanço da 1ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, apontando os avanços e os pontos a serem encaminhados nessa 2ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, ratificada pela 3ª Conferência Ministerial Global, realizada em fevereiro de 2020, em Estocolmo, Suécia.
Com a intenção de apresentar como os pilares, definidos para alcançarmos a meta estabelecida em 2011 para a redução em 50% das mortes e também dos feridos pelos sinistros de trânsito estão sendo discutidos e disseminados junto às autoridades e a sociedade brasileira ao longo desses 10 anos. O OBSERVATÓRIO selecionou os principais avanços e também as questões prioritárias que devem ser encaminhadas nesse início da próxima Década no documento abaixo. Porém, vale ressaltar que ao longo desses 10 anos, o Brasil desperdiçou cerca de US$ 100 bilhões, devido aos sinistros de trânsito.
Essa carta está sendo entregue para a direção da ECOSOC (Conselho Econômico e Social) das Nações Unidas. No Brasil, será entregue para as seguintes entidades enviaram representantes para a Conferência da ONU: o Ministério da Infraestrutura, representado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), para o Ministério da Saúde e também, para a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e para o Ministério do Desenvolvimento Regional - Secretaria de Mobilidade Urbana.
Confira abaixo, a carta na íntegra abaixo:
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Reunião de Alto Nível sobre Segurança Rodoviária Global da ONU
Os acidentes de trânsito tiram quase 1,3 milhão de vidas todos os anos e são a principal causa de morte entre crianças e adultos jovens. Além do sofrimento humano causado pelas lesões de trânsito, elas também incorrem em um pesado ônus econômico para as vítimas e suas famílias, tanto pelos custos do tratamento dos feridos quanto pela perda de produtividade dos mortos ou incapacitados. Mais amplamente, as lesões causadas pelo trânsito têm um sério impacto nas economias nacionais, custando aos países 3% de seu produto interno bruto anual. Por esse motivo, a meta 3.6 dos ODS pedia a redução pela metade do número de mortes e lesões graves no trânsito até 2020. Garantir a segurança dos sistemas de transporte também está diretamente ligado às metas dos ODS sobre cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e ação climática ( ODS 13).
Um Plano Global para a Década de Ação 2021-2030 foi desenvolvido pela OMS e pelas Comissões Regionais das Nações Unidas, em cooperação com a Colaboração das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária (UNRSC) para orientar os Estados Membros na implementação de ações-chave para melhorar a segurança das estradas. O Plano Global enfatiza a importância de garantir financiamento sustentável (de curto e longo prazo), bem como o engajamento de atores relevantes de diferentes setores como fatores críticos para o alcance da meta de 2030.
A resolução 74/299 da Assembleia Geral da ONU “Melhorar a segurança rodoviária global” proclamou a Segunda Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2021-2030; estabeleceu uma meta de reduzir em pelo menos 50% o número de mortes e lesões graves no trânsito até 2030 e convocou uma Reunião de Alto Nível (HLM) da AGNU sobre Segurança Rodoviária em 2022.
A resolução 75/308 da Assembleia Geral da ONU intitulada “Escopo, modalidades, formato e organização da Reunião de Alto Nível sobre a melhoria da segurança rodoviária global” decide:
OBSERVATÓRIO comunica mudança na presidência da instituição
Na oportunidade, o atual diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, comunica sobre a mudança na presidência da instituição. A partir de julho terá início o processo de transição do cargo, que será ocupada pelo ex-secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP e ex-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães. Após esse período, José Aurelio Ramalho passará a ocupar a posição de presidente do Conselho do OBSERVATÓRIO.
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Acompanhe a fala do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.
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OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
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