Matérias

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DEBATER SOLUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA

Representantes de órgãos do governo e especialistas em trânsito se reuniram em Brasília, para proporem melhorias para o Sistema Nacional de Trânsito

Escrito por Portal ONSV

06 NOV 2023 - 10H32

A formação dos condutores e a conscientização no trânsito foram temas da 7ª Reunião Ordinária da CTEDUC (Câmara Temática de Educação para o Trânsito) do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no edifício-sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília, e reuniu representantes de 22 órgãos da União, dos estados e dos municípios, além de especialistas em trânsito, entre eles, representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Na oportunidade, os participantes também avaliaram atos normativos de interesse geral com vistas a verificarem a razoabilidade dos impactos deles no Sistema Nacional de Trânsito e subsidiarem as tomadas de decisão do Contran. O OBSERVATÓRIO é representado pelos Observadores Certificados Francisco Garonce e Edira Soares. Na ocasião, os representantes do SEST SENAT agregaram valor ao evento trazendo conhecimentos aprofundados sobre o Sistema Transporte, com vistas a buscar soluções para aprimorar as ações referentes à educação de trânsito no Brasil.

Sob a coordenação de Sirlei Kuiava, representante da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a reunião contou com a participação de representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do Detran de diversos estados, da CET/SP (Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo), da Abrauto (Associação Brasileira das Autoescolas), da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores), do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, entre outros.

Sobre a CTEDUC

As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran responsáveis por estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para as decisões do Conselho, conforme estabelecido no artigo 13 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A CTEDUC tem os objetivos principais de discutir e propor medidas para aprimorar a educação de trânsito em todo o país.

Leia a matéria completa: https://cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-e-contran-se-unem-para-debaterem-solues-relacionadas--educao-de-trnsito

Foto: Agência CNT Transporte Atual

17_mil_motoristas_multados_pelo_nao_uso_de_seta_em_2023
Observadores Certificados

17 MIL MOTORISTAS MULTADOS NO DF PELO NÃO USO DA SETA EM 2023

O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.

Mudanca_prova_pratica_detran_pe
Observadores Certificados

MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS

A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.

Webinar_lei_seca
Webinar

WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.

Boleto