Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

Reportagem desenvolvida com base em informações do OBSERVATÓRIO aponta hábitos perigosos à segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

18 ABR 2024 - 08H59

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Segundo o OBSERVATÓRIO, estudos apontam que 80% dos acidentes acontecem em vias com boas condições de manutenção; 70% em pistas secas; 60% durante o dia; e mesmos 65% dos acidentes, em pistas molhadas, ocorrem em retas. Esses números deixam claro que excesso de confiança gera desatenção e a coisa só piora quando a velocidade cresce.

Que dirigir de maneira segura é essencial para evitar sinistros de trânsito, todo motorista está cansado de saber - apesar de nem sempre seguir este conceito. Porém, alguns hábitos comuns ao volante são uma ameaça quando o assunto é segurança.

A chamada condução defensiva, tão enfatizada por especialistas em segurança viária, já ensina: dirigir de forma civilizada, priorizando a cautela e buscando "antecipar" o movimento de outros veículos, só faz bem ao trânsito e ajuda a preservar vidas.

Dirigir como se vias públicas fossem um autódromo e o respectivo deslocamento, uma disputa, só eleva o caos e a quantidade de vítimas nas ruas, nas avenidas e nas rodovias. O mesmo vale para a manutenção do veículo, que por lei deve proporcionar condições mínimas de segurança durante sua utilização.

A matéria destaca hábitos prejudiciais à segurança no trânsito, como: dirigir mexendo no celular, não manter distância segura entre os veículos, excesso de velocidade, não uso de seta e rodar com pneu careca, alertando também sobre suas punições previstas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e impacto na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Leia a reportagem completa: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2024/04/12/voce-dirige-bem-estes-5-habitos-mostram-que-nao-e-te-levam-a-bater-o-carro.htm

Observador_certificado_destaca_maio_amarelo_em_entrevista
Observadores Certificados

Observador Certificado destaca Maio Amarelo em entrevista para portal de notícias de Assis/SP

O portal Abordagem Notícias, de Assis e Região, no interior do estado de São Paulo, entrevistou o Observador Certificado e representante do Maio Amarelo, André Ferreira dos Santos, na última quarta-feira (24), para falar sobre a relevância do Movimento que se inicia em maio e tem como finalidade a conscientização e redução de mortes no trânsito.

Cerca_de_500_radares_nao_funcionam_na_capital_do_estado_de_sao_paulo
Entrevista

Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo

O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.