O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) participa nos dias 28 e 29 de julho, do I Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes - Juntos pela Mobilidade Sustentável e Segura, como convidado da organização do evento, que tem caráter técnico e institucional sobre mobilidade e saúde.
Nos dois dias de realização, o Seminário fomentará a troca de experiências e de informações com foco no transporte público, modais não motorizados – que inclui ciclistas e pedestres – e no meio ambiente, priorizando os diversos impactos na saúde pública.
Com o propósito de estabelecer objetivos adequados à realidade da Região Metropolitana de São Paulo capazes de contribuir para o alcance das metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) relativas à redução de acidentes com vítimas fatais, o evento pretende envolver os diversos setores da sociedade no compromisso de trilhar caminhos mais sustentáveis, seguros e adequados para a reversão do quadro atual. No Brasil, em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis), cerca de 45 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito.
O ONSV será representado por seu diretor-técnico, o engenheiro Paulo Guimarães, que integrará mesa de discussão e abordará o Programa de Gestão do Trânsito Municipal (PGTM) e a importância da municipalização do trânsito. Guimarães apresentará também dados de acidentes na Região Metropolitana de São Paulo. Participarão do seminário, ainda, os secretários Alexandre Padilha (da Saúde) e Jilmar Tatto (dos Transportes) da cidade de São Paulo, além de vários prefeitos e outras autoridades da Região Metropolitana de São Paulo e especialistas no assunto, que participarão de palestras, mesas redondas e uma série de outras atividades.
O Seminário é promovido pelo Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e, entre outros, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.