Matérias

Observatório participa do 3º Workshop Vias Seguras, em Brasília

O evento ocorreu nos dias 13 e 14 na sede da ANTT

Escrito por Portal ONSV

15 MAI 2025 - 10H23 (Atualizada em 15 MAI 2025 - 14H46)

Nos dias 13 e 14 de maio, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) participou ativamente do 3º Workshop Vias Seguras, realizado em Brasília. O evento, que contou com apoio institucional, reuniu especialistas, autoridades e profissionais dedicados à construção de um trânsito mais seguro e eficiente em todo o país.

O ONSV esteve presente com um estande no salão de exposição, onde apresentou suas iniciativas, projetos e materiais voltados à promoção da segurança viária, além de fortalecer o diálogo com parceiros e o público interessado no tema.

A representação institucional ficou por conta do CEO, Paulo Guimarães, e do diretor de Operações, Ronaldo Cunha, que também participaram como palestrantes em dois importantes painéis do evento, contribuindo com dados, reflexões e propostas voltadas à redução de sinistros e à valorização da vida no trânsito.

O CEO do OBSERVATÓRIO se apresentou em dois momentos. O primeiro deles foi no painel 1 que tinha como nome e tema a frase do ano do Maio Amarelo “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O debate foi formado pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a Diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, o Diretor Presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos, além de Paulo Guimarães, CEO do ONSV. No painel foi discutido os impactos da velocidade na segurança viária e estratégias de soluções para elas.

Durante sua fala, o CEO destacou a escolha do tema: “Esse é um assunto debatido há bastante tempo. Ele foi colocado agora como foco principal justamente porque precisamos entregar resultados melhores nessa pauta”.

“Chamar a atenção para o tema ‘Desacelere’ não se refere apenas aos veículos. A Organização Mundial da Saúde mostra que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, representando 26% de toda a população ansiosa global. O mundo digital nos empurra para uma velocidade tão intensa que, quando nos deparamos com a vida física, muitas vezes não conseguimos acompanhá-la. Portanto, desacelerar é algo necessário para todos os aspectos da nossa vida. É o pedestre que não consegue atravessar a rua sem olhar o celular, o ciclista que corta os outros com pressa — todos precisam desacelerar”, afirmou o CEO.

Além deste painel, Paulo Guimarães, participou de mais uma mesa que fechou o primeiro dia do Workshop. O painel 5 tinha como tema “Capacitação e Valorização dos Fiscais” e abordou os agentes essenciais para a segurança viária.

No segundo dia de evento, o Diretor de Operações do OBSERVATÓRIO, Ronaldo Cunha, participou do painel “Os Desafios do Sistema de Trânsito”, ao lado de representantes da Nova Rota do Oeste, CCR, Ministério da Justiça e PRF-MT. O debate abordou a segurança pública e os usuários vulneráveis (ciclistas, motociclistas e pedestres).

A participação no 3º Workshop Vias Seguras reforça o compromisso do OBSERVATÓRIO com a construção de um sistema viário mais humano, seguro e sustentável, alinhado às diretrizes da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.