Nos dias 13 e 14 de maio, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) participou ativamente do 3º Workshop Vias Seguras, realizado em Brasília. O evento, que contou com apoio institucional, reuniu especialistas, autoridades e profissionais dedicados à construção de um trânsito mais seguro e eficiente em todo o país.
O ONSV esteve presente com um estande no salão de exposição, onde apresentou suas iniciativas, projetos e materiais voltados à promoção da segurança viária, além de fortalecer o diálogo com parceiros e o público interessado no tema.
A representação institucional ficou por conta do CEO, Paulo Guimarães, e do diretor de Operações, Ronaldo Cunha, que também participaram como palestrantes em dois importantes painéis do evento, contribuindo com dados, reflexões e propostas voltadas à redução de sinistros e à valorização da vida no trânsito.
O CEO do OBSERVATÓRIO se apresentou em dois momentos. O primeiro deles foi no painel 1 que tinha como nome e tema a frase do ano do Maio Amarelo “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O debate foi formado pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a Diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, o Diretor Presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos, além de Paulo Guimarães, CEO do ONSV. No painel foi discutido os impactos da velocidade na segurança viária e estratégias de soluções para elas.
Durante sua fala, o CEO destacou a escolha do tema: “Esse é um assunto debatido há bastante tempo. Ele foi colocado agora como foco principal justamente porque precisamos entregar resultados melhores nessa pauta”.
“Chamar a atenção para o tema ‘Desacelere’ não se refere apenas aos veículos. A Organização Mundial da Saúde mostra que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, representando 26% de toda a população ansiosa global. O mundo digital nos empurra para uma velocidade tão intensa que, quando nos deparamos com a vida física, muitas vezes não conseguimos acompanhá-la. Portanto, desacelerar é algo necessário para todos os aspectos da nossa vida. É o pedestre que não consegue atravessar a rua sem olhar o celular, o ciclista que corta os outros com pressa — todos precisam desacelerar”, afirmou o CEO.
Além deste painel, Paulo Guimarães, participou de mais uma mesa que fechou o primeiro dia do Workshop. O painel 5 tinha como tema “Capacitação e Valorização dos Fiscais” e abordou os agentes essenciais para a segurança viária.
No segundo dia de evento, o Diretor de Operações do OBSERVATÓRIO, Ronaldo Cunha, participou do painel “Os Desafios do Sistema de Trânsito”, ao lado de representantes da Nova Rota do Oeste, CCR, Ministério da Justiça e PRF-MT. O debate abordou a segurança pública e os usuários vulneráveis (ciclistas, motociclistas e pedestres).
A participação no 3º Workshop Vias Seguras reforça o compromisso do OBSERVATÓRIO com a construção de um sistema viário mais humano, seguro e sustentável, alinhado às diretrizes da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.