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OBSERVATÓRIO PARTICIPA DO XXII CONGRESSO PAN-AMERICANO DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Professora do Departamento de Transportes da UFPR e membro do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO apresenta artigo científico no evento

Escrito por Portal ONSV

03 AGO 2023 - 19H14

O XXII Panam 2023 – Pan American Congress on Transport and Logistics (Congresso Pan-Americano de Transporte e Logística) é realizado entre os dias 02 e 04 de agosto, em Guayaquil, no Equador, e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) contam com representante no evento para apresentar o artigo científico “Estudo Naturalístico do Comportamento dos Ciclistas no Trânsito”.

Nesta edição do Congresso, a instituição anfitriã é a Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) e o evento será no Campus Gustavo Galindo, em Guayaquil, e conta com sessões nas quais profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos e estudantes podem apresentar os seus trabalhos mais recentes e trocar experiências com o fim de promover o conhecimento nas áreas de Logística e Transporte.

Hoje (03), a Professora do Departamento de Transportes da UFPR e membro do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO, Anelise Schmitz, apresentou o artigo “Estudo Naturalístico do Comportamento dos Ciclistas no Trânsito”, que tem como objetivo analisar o comportamento de ciclistas de Curitiba e região metropolitana do estado do Paraná, em relação ao trânsito e demais condutores da via. O trabalho considera a disponibilidade e interação com a via (infraestrutura) e a análise do cotidiano e momentos de interação com demais condutores (comportamento).

Para realizar essa pesquisa, foram processados dados de vídeo que registraram a circulação de ciclistas, coletados no Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, projeto de pesquisa também apoiado pelo OBSERVATÓRIO.

Os principais resultados obtidos com o artigo após observar 552 ciclistas na área de estudo, foi a constatação de que em apenas 26% dos episódios os ciclistas utilizavam capacete, e em apenas 8%, foi verificada a presença de iluminação ativa. Tratando-se de infraestrutura cicloviária disponível no município, em apenas 37% dos casos foi possível constatar a presença de vias de uso próprio para o tráfego de bicicletas. Desses, 86% dos episódios eram compostos de ciclistas do sexo masculino.

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