Matérias

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DO XXII CONGRESSO PAN-AMERICANO DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Professora do Departamento de Transportes da UFPR e membro do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO apresenta artigo científico no evento

Escrito por Portal ONSV

03 AGO 2023 - 19H14

O XXII Panam 2023 – Pan American Congress on Transport and Logistics (Congresso Pan-Americano de Transporte e Logística) é realizado entre os dias 02 e 04 de agosto, em Guayaquil, no Equador, e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) contam com representante no evento para apresentar o artigo científico “Estudo Naturalístico do Comportamento dos Ciclistas no Trânsito”.

Nesta edição do Congresso, a instituição anfitriã é a Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) e o evento será no Campus Gustavo Galindo, em Guayaquil, e conta com sessões nas quais profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos e estudantes podem apresentar os seus trabalhos mais recentes e trocar experiências com o fim de promover o conhecimento nas áreas de Logística e Transporte.

Hoje (03), a Professora do Departamento de Transportes da UFPR e membro do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO, Anelise Schmitz, apresentou o artigo “Estudo Naturalístico do Comportamento dos Ciclistas no Trânsito”, que tem como objetivo analisar o comportamento de ciclistas de Curitiba e região metropolitana do estado do Paraná, em relação ao trânsito e demais condutores da via. O trabalho considera a disponibilidade e interação com a via (infraestrutura) e a análise do cotidiano e momentos de interação com demais condutores (comportamento).

Para realizar essa pesquisa, foram processados dados de vídeo que registraram a circulação de ciclistas, coletados no Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, projeto de pesquisa também apoiado pelo OBSERVATÓRIO.

Os principais resultados obtidos com o artigo após observar 552 ciclistas na área de estudo, foi a constatação de que em apenas 26% dos episódios os ciclistas utilizavam capacete, e em apenas 8%, foi verificada a presença de iluminação ativa. Tratando-se de infraestrutura cicloviária disponível no município, em apenas 37% dos casos foi possível constatar a presença de vias de uso próprio para o tráfego de bicicletas. Desses, 86% dos episódios eram compostos de ciclistas do sexo masculino.

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.