Matérias

OBSERVATÓRIO pede apoio à mobilização para Secretaria Estadual de Transportes

Escrito por Portal ONSV

03 MAR 2016 - 16H23

O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, se reuniu nesta terça, dia 1º de março, em São Paulo, com o secretário de Logística e Transportes do estado, Duarte Nogueira.

O encontro na Secretaria Estadual contou com a participação do deputado Hélio Nishimoto (PSDB); do vice-prefeito de Paraibuna (SP), Vitor de Cássio Miranda;  e, também, da observadora voluntária, Ana Beatriz Bontorim, que articulou a reunião.

Guimarães solicitou do secretário apoio ao Maio Amarelo, mobilização internacional em prol da segurança viária e que atua para salvar vidas em todo o mundo e aproveitou para fazer um resumo dos principais avanços do Movimento nestes dois anos de existência. O secretário Duarte Nogueira declarou seu apoio e compromisso com o Movimento neste ano.

Ainda na pauta do encontro, foram destacados o PGTM (Programa de Gestão do Trânsito nos Municípios) – importante iniciativa do OBSERVATÓRIO para contribuir nas políticas de gestão de trânsito nas cidades, suas ferramentas e facilidades  para os gestores municipais neste setor.

Nogueira sugeriu ao OBSERVATÓRIO contribuir nos esforços para levar esse projeto à Região Metropolitana do Vale do Paraíba, até com um importante incentivo para ampliar o processo de municipalização do trânsito naquela região. De acordo com Nogueira, dos 39 municípios que integram essa RMC, 20 ainda não municipalizaram o trânsito.

Além disso, Guimarães apresentou ao secretário a Ferramenta de Autoavaliação Empresarial de Segurança Viária, desenvolvida em parceria com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).

A ferramenta está disponibilizada a todos as empresas do país no site das duas entidades (ONSV e CEBDS), para uso gratuito. Com ela, as empresas poderão avaliar a exposição aos riscos no transporte de suas equipes e cargas e buscar soluções para reduzir os acidentes nos deslocamentos; e, por consequência, todos os custos resultantes dessa situação.

Guimarães esclareceu ainda que a ferramenta permite às empresas avaliar o seu desempenho, reduzir prejuízos com os acidentes, além de ampliar a proteção dos recursos humanos.

[gallery link="file" ids="5296,5297,5298,5299,5300,5301,5302"]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.