O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) Regional Centro-Oeste, levou o debate sobre a Mobilidade Urbana a Brasília, na última quinta-feira (14). O encontro reuniu mais de 50 palestrantes no Centro de Eventos Brasil 21. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, foi o palestrante do painel: Segurança no Trânsito, nas ruas e inclusão.
A iniciativa é uma realização da Connected Smart Cities, do Instituto Evolui e uma parceria estratégica e com cocriação do OBSERVATÓRIO para promover a mobilidade urbana mais eficiente, segura, moderna e sustentável, para levar cases de sucesso para inspiração de políticas públicas no Distrito Federal, além de apresentar os projetos existentes na capital do país. O evento contou com transmissão online ao vivo da cerimônia de abertura pelo canal oficial da Connected Smart Cities.
O OBSERVATÓRIO, representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, palestrou no Palco 2, às 14h, com o Painel: Segurança no Trânsito, nas ruas e inclusão. O encontro contou também com exposições de patrocinadores e rodadas de conexão e negócios, para realização de apresentações comerciais.
Participaram do evento representantes de diversos setores e instituições do cenário da mobilidade urbana, tais como empresários e nomes do governo, como Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal; e Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira, Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal.
1/5
No Distrito Federal os investimentos em mobilidade urbana permeiam diversos segmentos, com destaque para o programa Brasília Vida Segura, que reduziu 43% dos acidentes fatais na capital. A cidade conta ainda com 150 km de faixas exclusivas para ônibus, 664,7 km de ciclovias, sendo a segunda maior malha cicloviária do país, conta com sistema de bicicletas compartilhadas, e possui planos e projetos de expansão do metrô e do BRT no Corredor Eixo Oeste.
Assista à cerimônia de abertura:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.