Na quarta-feira (22/11), durante o XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotrans), realizado simultaneamente com o 78º Encontro Nacional dos Detrans, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou de uma reunião com os presidentes dos Conselhos do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), para apresentar uma proposta de parceria com os Cetrans de todo o país.
Durante essa reunião, o OBSERVATÓRIO foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, e pelo membro do Conselho Deliberativo, Mauro Gil. Na oportunidade, houve a apresentação institucional do OBSERVATÓRIO com prestação de contas de todos os projetos e ações realizadas neste ano, assim como, o planejamento de ações e projetos para o ano de 2024, o que culminou com a realização de algumas propostas de parceria entre a entidade e os Cetrans.
A primeira foi o encaminhamento de um termo de cooperação técnica com o Focotran para realizar um processo de análise e levantamento de indicadores de desempenho e de prestação de serviços de todos os Cetrans. A proposta é para que seja promovido um projeto de pesquisa que avalie cada um dos 27 Cetrans, questões relacionadas à infraestrutura, fornecimento de dados à população e a acessibilidade do site. Em linhas gerais, um estudo semelhante ao já desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO junto aos Detrans.
Já a segunda proposta, é relacionada aos Encontros Regionais de Observadores Certificados que terá início no próximo ano. O OBSERVATÓRIO convidou o Focotran para unificar as reuniões, uma vez que o Fórum já desenvolve as suas reuniões regionais e assim, promover ao mesmo tempo com o encontro de Observadores Certificados. Essa demanda está sob deliberação do Focotran.
No evento também foram debatidos temas relacionados ao trânsito e sua legislação, além de tecnologias e soluções aplicadas nas mais diversas áreas do setor. O evento reuniu diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito, autoridades locais, técnicos da área de trânsito e colaboradores de setores que atuam com políticas públicas voltadas ao trânsito de todo o país.
1/4
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.