O relatório “Mortalidade no Brasil: Um Comparativo entre Homicídios por Armas de Fogo e Sinistros de Trânsito” revela que o Brasil enfrenta crises mortais tanto na segurança pública quanto na segurança viária. As mortes por homicídios e sinistros atingem níveis inaceitáveis, sendo necessário um esforço conjunto entre governos e sociedade para reverter esse quadro. Investimentos em educação, infraestrutura e fiscalização, além de políticas públicas integradas, são indispensáveis para a construção de um país mais seguro.
A comparação entre homicídios por arma de fogo e mortes no trânsito demonstra que em 73% dos municípios brasileiros, o trânsito mata mais do que a violência armada, fenômeno que é observado principalmente nas cidades de menor porte populacional, o que indica a necessidade de aprimoramento na gestão de trânsito das pequenas e médias cidades onde muitas delas sequer iniciaram o processo de municipalização do trânsito, mesmo diante da obrigação legal imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Na maioria das cidades brasileiras com população acima de 300 mil habitantes as taxas de mortalidade no trânsito são maiores que as taxas de homicídios por arma de fogo. Em pelo menos oito capitais brasileiras a chance de morrer em um sinistro de trânsito é consideravelmente maior do que morrer assassinado por uma arma de fogo.
Enquanto o Brasil continuar a perder tantas vidas de forma trágica e evitável, o desenvolvimento social e econômico do país estará comprometido. É crucial que a segurança viária, tema tantas vezes negligenciado, seja colocada em pauta nas próximas eleições e nas ações dos futuros gestores das grandes cidades brasileiras.
Clique no botão abaixo e baixe o relatório
Baixe o relatório na íntegra
Confira a matéria do Jornal Hoje, da TV Globo, sobre o relatório “Mortalidade no Brasil: Um Comparativo entre Homicídios por Armas de Fogo e Sinistros de Trânsito”, clicando aqui
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.