ONSV dá dicas para viagem segura no feriado prolongado
Motorista deve sempre lembrar que sua escolha faz a diferença no trânsito e estar atento para viagem sem sobressaltos
Mais um feriado prolongado que permite viagens para descanso ou para encontro com a família. Se for viajar, lembre-se que a previsão é de que as estradas, já a partir desta quinta-feira, dia 13 de abril, tenham grande fluxo de veículos, o que, em algumas delas, pode significar trânsito lento ou até mesmo congestionamentos.
Ressaltando a necessidade de lembrar-se sempre de que sua escolha faz a diferença no trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, dá algumas dicas que podem garantir uma viagem sem sobressaltos. Veja quais:
- Para pegar a estrada é ideal que seu veículo esteja em boas condições de manutenção. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, freios, além de sinalização como o triângulo;
- Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência;
- Respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.
- Não se esqueça de manter os faróis acesos na estrada, mesmo durante o dia, como determina a lei.
- Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;
- Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.
- Não deixe de usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.
- Transporte crianças nos dispositivos adequados de acordo com as idades: bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação. Se a viagem for longa procure levar objetos que distraiam as crianças.
- Se beber, não dirija.
- Descanse antes de pegar a estrada. Não dirija cansado ou com sono.
- Nunca use o celular se estiver ao volante.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.