Matérias

ONSV dá dicas para viagem segura no feriado prolongado

Escrito por Portal ONSV

12 ABR 2017 - 10H08

Motorista deve sempre lembrar que sua escolha faz a diferença no trânsito e estar atento para viagem sem sobressaltos

Mais um feriado prolongado que permite viagens para descanso ou para encontro com a família. Se for viajar, lembre-se que a previsão é de que as estradas, já a partir desta quinta-feira, dia 13 de abril, tenham grande fluxo de veículos, o que, em algumas delas, pode significar trânsito lento ou até mesmo congestionamentos.

Ressaltando a necessidade de lembrar-se sempre de que sua escolha faz a diferença no trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, dá algumas dicas que podem garantir uma viagem sem sobressaltos. Veja quais:

  • Para pegar a estrada é ideal que seu veículo esteja em boas condições de manutenção. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, freios, além de sinalização como o triângulo;
  • Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência;
  • Respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.
  • Não se esqueça de manter os faróis acesos na estrada, mesmo durante o dia, como determina a lei.
  • Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;
  • Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.
  • Não deixe de usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.
  • Transporte crianças nos dispositivos adequados de acordo com as idades: bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação. Se a viagem for longa procure levar objetos que distraiam as crianças.
  • Se beber, não dirija.
  • Descanse antes de pegar a estrada. Não dirija cansado ou com sono.
  • Nunca use o celular se estiver ao volante.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.