Matérias

ONSV dá dicas para viagem segura no feriado prolongado

Escrito por Portal ONSV

12 ABR 2017 - 10H08

Motorista deve sempre lembrar que sua escolha faz a diferença no trânsito e estar atento para viagem sem sobressaltos

Mais um feriado prolongado que permite viagens para descanso ou para encontro com a família. Se for viajar, lembre-se que a previsão é de que as estradas, já a partir desta quinta-feira, dia 13 de abril, tenham grande fluxo de veículos, o que, em algumas delas, pode significar trânsito lento ou até mesmo congestionamentos.

Ressaltando a necessidade de lembrar-se sempre de que sua escolha faz a diferença no trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, dá algumas dicas que podem garantir uma viagem sem sobressaltos. Veja quais:

  • Para pegar a estrada é ideal que seu veículo esteja em boas condições de manutenção. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, freios, além de sinalização como o triângulo;
  • Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência;
  • Respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.
  • Não se esqueça de manter os faróis acesos na estrada, mesmo durante o dia, como determina a lei.
  • Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;
  • Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.
  • Não deixe de usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.
  • Transporte crianças nos dispositivos adequados de acordo com as idades: bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação. Se a viagem for longa procure levar objetos que distraiam as crianças.
  • Se beber, não dirija.
  • Descanse antes de pegar a estrada. Não dirija cansado ou com sono.
  • Nunca use o celular se estiver ao volante.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.