Reflexões sobre a conduta de todos que estão compartilhando as vias, do motociclista, passando pelo motorista, aos ciclistas e pedestres, para ampliar a segurança. Esse tema norteou a entrevista mensal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, no Programa Papo Livre da TV Indaiá, em março.
O jornalista Jair Italiani, que apresenta o Programa, recebeu a gestora de comunicação do OBSERVATÓRIO, a também jornalista Daniela Gurgel, para destacar, mais uma vez, o tema da Agenda Positiva do Movimento Maio Amarelo, que trata do “dirigir com segurança”.
Eles levaram ao público inúmeras situações nas quais podemos melhorar nosso comportamento para uma convivência mais cidadã no trânsito, agindo com mais urbanidade, que se traduz por agir e praticar o respeito no espaço em que circulamos.
Durante a entrevista, Daniela ressaltou o número de sequelados no trânsito, que no Brasil ultrapassa meio milhão de pessoas – o que representa 1500 cidadãos/dia ficando incapacitados de forma permanente.
Foram abordados os prejuízos que o comportamento perigoso pode trazer a todos, além de mortes, os econômicos. “Vale a pena apostar na paciência e gentileza para evitarmos tantos prejuízos e mazelas, que o trânsito tem causado a toda a sociedade”, defendeu.
Daniela ainda lembrou que ao dirigir com prudência podemos fazer uma direção muito mais econômica também, portanto, são diversos os benefícios.
Ao final do Papo Livre, o vídeo da Agenda Positivo “Dirigindo com segurança” foi veiculado ao público da TV Indaiá.
O programa Papo Livre é veiculado pelo Canal 26 UHF (canal aberto) e exibido de segunda a sexta-feira às 19h, dentro da programação da TV INDAIÁ.
O OBSERVATÓRIO participa mensalmente do Papo Livre. Se você perdeu o programa, assista agora:
[gallery link="none" size="large" ids="5459,5460"]
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.