Matérias

Papo Livre destaca Agenda Positiva e Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

12 ABR 2016 - 15H36

Programa da TV Indaiá abordou a questão da Direção Defensiva

"papo-livre-660"

Todos os atores do trânsito podem e devem se antecipar a situações de riscos em seus deslocamentos. A Direção Defensiva nos leva a refletir sobre esses comportamentos que podem contribuir muito para evitar acidentes, afirma a gestora de comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, que participou de mais uma edição do programa Papo Livre da TV Indaiá, neste mês de abril.

Daniela deu destaque a esse tema e as suas consequências, ou seja, os prejuízos que a violência no trânsito resulta para toda a sociedade.

De acordo com a jornalista, o acidente de trânsito é quase sempre resultado de uma infração cometida; e pode ser evitado. “O motorista faz uma ultrapassagem perigosa, desrespeita a velocidade regulamentada, usa o celular na direção – e como consequência se coloca em risco e aos outros também. Mas muito além do perigo, depois que o acidente acontece, os custos são enormes para todos os segmentos”, alerta.

De acordo com a gestora, só em 2013, o Brasil gastou R$ 52 bilhões com as vítimas de acidentes de trânsito. “São custos previdenciários, custos para as empresas, para a saúde e muitos outros – e todos esses recursos poderiam estar sendo investidos em outras áreas como na habitação popular”, exemplifica.

Durante o Programa, o jornalista Jair Italiani, lembrou também tragédias no trânsito e abordou a questão da velocidade enquanto fator de risco, ressaltando os resultados alcançados com a redução da velocidade nas marginais na Capital paulista.

Essas medidas não são simpáticas, mas trazem resultados imediatos, defendeu Daniela.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo também foi lembrado durante o programa. O Movimento foi abraçado pela sociedade, com adesões de várias instâncias, monumentos serão iluminados em todo o país, e conseguimos uma parceria com a ABERT para divulgar spots para as rádios de todo o Brasil para levar mensagens educativas, neste ano, comentou Daniela.

O jornalista Jair Italiani prometeu apoiar o movimento, vestindo amarelo durante todo o mês de maio, para ajudar a lembrar toda a sociedade sobre comportamentos seguros no trânsito.

Ainda no Programa, Daniela destacou outros importantes projetos do OBSERVATÓRIO como o estudo – já bem adiantado – para uma nova formação do condutor no país e a questão da implantação da Educação no Trânsito nas escolas, projeto que já vem sendo discutido com o MEC – Ministério da Educação.

Quem assistiu ao Programa teve a oportunidade ainda de assistir ao vídeo da Agenda Positiva. O programa foi ao ar no dia 6 de abril.

O programa Papo Livre é veiculado pelo Canal 26 UHF (canal aberto) e exibido de segunda a sexta-feira às 19h, dentro da programação da TV INDAIÁ.

O OBSERVATÓRIO participa mensalmente do Papo Livre. Se você perdeu o programa, assista agora. Veja agora!

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.