Matérias

Papo Livre destaca Agenda Positiva e Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

12 ABR 2016 - 15H36

Programa da TV Indaiá abordou a questão da Direção Defensiva

"papo-livre-660"

Todos os atores do trânsito podem e devem se antecipar a situações de riscos em seus deslocamentos. A Direção Defensiva nos leva a refletir sobre esses comportamentos que podem contribuir muito para evitar acidentes, afirma a gestora de comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, que participou de mais uma edição do programa Papo Livre da TV Indaiá, neste mês de abril.

Daniela deu destaque a esse tema e as suas consequências, ou seja, os prejuízos que a violência no trânsito resulta para toda a sociedade.

De acordo com a jornalista, o acidente de trânsito é quase sempre resultado de uma infração cometida; e pode ser evitado. “O motorista faz uma ultrapassagem perigosa, desrespeita a velocidade regulamentada, usa o celular na direção – e como consequência se coloca em risco e aos outros também. Mas muito além do perigo, depois que o acidente acontece, os custos são enormes para todos os segmentos”, alerta.

De acordo com a gestora, só em 2013, o Brasil gastou R$ 52 bilhões com as vítimas de acidentes de trânsito. “São custos previdenciários, custos para as empresas, para a saúde e muitos outros – e todos esses recursos poderiam estar sendo investidos em outras áreas como na habitação popular”, exemplifica.

Durante o Programa, o jornalista Jair Italiani, lembrou também tragédias no trânsito e abordou a questão da velocidade enquanto fator de risco, ressaltando os resultados alcançados com a redução da velocidade nas marginais na Capital paulista.

Essas medidas não são simpáticas, mas trazem resultados imediatos, defendeu Daniela.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo também foi lembrado durante o programa. O Movimento foi abraçado pela sociedade, com adesões de várias instâncias, monumentos serão iluminados em todo o país, e conseguimos uma parceria com a ABERT para divulgar spots para as rádios de todo o Brasil para levar mensagens educativas, neste ano, comentou Daniela.

O jornalista Jair Italiani prometeu apoiar o movimento, vestindo amarelo durante todo o mês de maio, para ajudar a lembrar toda a sociedade sobre comportamentos seguros no trânsito.

Ainda no Programa, Daniela destacou outros importantes projetos do OBSERVATÓRIO como o estudo – já bem adiantado – para uma nova formação do condutor no país e a questão da implantação da Educação no Trânsito nas escolas, projeto que já vem sendo discutido com o MEC – Ministério da Educação.

Quem assistiu ao Programa teve a oportunidade ainda de assistir ao vídeo da Agenda Positiva. O programa foi ao ar no dia 6 de abril.

O programa Papo Livre é veiculado pelo Canal 26 UHF (canal aberto) e exibido de segunda a sexta-feira às 19h, dentro da programação da TV INDAIÁ.

O OBSERVATÓRIO participa mensalmente do Papo Livre. Se você perdeu o programa, assista agora. Veja agora!

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.