O período que vai de maio a agosto exige mais atenção dos condutores de veículos, principalmente em estradas das regiões Sul e Sudeste do país. É exatamente nesses meses que, em especial em áreas de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos, em algum momento eles encontrarão a visibilidade nas vias reduzidas por conta da neblina.
Dirigir com neblina, seja ela leve ou densa, exige cuidados dos condutores e atenção redobrada para evitar a ocorrência de acidentes que, quando ocorrem, em geral são de consequências gravíssimas. Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis, podem ser o melhor instrumento para salvar vidas nesta condição climática.
O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, destaca que, em caso de neblina, o condutor acender os faróis e a lanterna de neblina, nos veículos que os possuem, é fundamental. Outra observação de Guimarães, diz respeito à velocidade. “Se estiver na faixa da esquerda, o motorista que reduzir a velocidade por conta da situação de neblina deve, imediatamente, se transferir para a faixa da direita, que é a apropriada para veículos que transitam em velocidade mais lenta”, orienta Guimarães.
1) Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.
2) Utilize os faróis baixos.
3) Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento. Se precisar parar, procure um local seguro.
4) Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.
5) Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.
6) Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.
7) Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas para não perder o controle do carro.
8) Evite a ultrapassagem.
9) Mantenha a ventilação interna de seu carro, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.
10) Mantenha sempre o limpador de para-brisa em boas condições de uso.
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.