Matérias

Período é de neblina nas estradas e exige atenção redobrada

Escrito por Portal ONSV

31 MAI 2016 - 14H40

Acidentes em vias nessa condição costumam ser gravíssimos; ONSV dá dicas importantes para condutor enfrentar o problema

"neblina2"

O período que vai de maio a agosto exige mais atenção dos condutores de veículos, principalmente em estradas das regiões Sul e Sudeste do país. É exatamente nesses meses que, em especial em áreas de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos, em algum momento eles encontrarão a visibilidade nas vias reduzidas por conta da neblina.

Dirigir com neblina, seja ela leve ou densa, exige cuidados dos condutores e atenção redobrada para evitar a ocorrência de acidentes que, quando ocorrem, em geral são de consequências gravíssimas. Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis, podem ser o melhor instrumento para salvar vidas nesta condição climática.

O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, destaca que, em caso de neblina, o condutor  acender os faróis e a lanterna de neblina, nos veículos que os possuem, é fundamental. Outra observação de Guimarães, diz respeito à velocidade. “Se estiver na faixa da esquerda, o motorista que reduzir a velocidade por conta da situação de neblina deve, imediatamente, se transferir para a faixa da direita, que é a apropriada para veículos que transitam em velocidade mais lenta”, orienta Guimarães.

Confira abaixo outras dicas de direção segura em trechos com neblina:

1) Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.

2) Utilize os faróis baixos.

3) Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento. Se precisar parar, procure um local seguro.

4) Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.

5) Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.

6) Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.

7) Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas para não perder o controle do carro.

8) Evite a ultrapassagem.

9) Mantenha a ventilação interna de seu carro, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.

10) Mantenha sempre o limpador de para-brisa em boas condições de uso.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.