O período que vai de maio a agosto exige mais atenção dos condutores de veículos, principalmente em estradas das regiões Sul e Sudeste do país. É exatamente nesses meses que, em especial em áreas de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos, em algum momento eles encontrarão a visibilidade nas vias reduzidas por conta da neblina.
Dirigir com neblina, seja ela leve ou densa, exige cuidados dos condutores e atenção redobrada para evitar a ocorrência de acidentes que, quando ocorrem, em geral são de consequências gravíssimas. Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis, podem ser o melhor instrumento para salvar vidas nesta condição climática.
O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, destaca que, em caso de neblina, o condutor acender os faróis e a lanterna de neblina, nos veículos que os possuem, é fundamental. Outra observação de Guimarães, diz respeito à velocidade. “Se estiver na faixa da esquerda, o motorista que reduzir a velocidade por conta da situação de neblina deve, imediatamente, se transferir para a faixa da direita, que é a apropriada para veículos que transitam em velocidade mais lenta”, orienta Guimarães.
1) Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.
2) Utilize os faróis baixos.
3) Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento. Se precisar parar, procure um local seguro.
4) Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.
5) Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.
6) Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.
7) Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas para não perder o controle do carro.
8) Evite a ultrapassagem.
9) Mantenha a ventilação interna de seu carro, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.
10) Mantenha sempre o limpador de para-brisa em boas condições de uso.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.