Matérias

Período é de neblina nas estradas e exige atenção redobrada

Escrito por Portal ONSV

31 MAI 2016 - 14H40

Acidentes em vias nessa condição costumam ser gravíssimos; ONSV dá dicas importantes para condutor enfrentar o problema

"neblina2"

O período que vai de maio a agosto exige mais atenção dos condutores de veículos, principalmente em estradas das regiões Sul e Sudeste do país. É exatamente nesses meses que, em especial em áreas de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos, em algum momento eles encontrarão a visibilidade nas vias reduzidas por conta da neblina.

Dirigir com neblina, seja ela leve ou densa, exige cuidados dos condutores e atenção redobrada para evitar a ocorrência de acidentes que, quando ocorrem, em geral são de consequências gravíssimas. Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis, podem ser o melhor instrumento para salvar vidas nesta condição climática.

O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, destaca que, em caso de neblina, o condutor  acender os faróis e a lanterna de neblina, nos veículos que os possuem, é fundamental. Outra observação de Guimarães, diz respeito à velocidade. “Se estiver na faixa da esquerda, o motorista que reduzir a velocidade por conta da situação de neblina deve, imediatamente, se transferir para a faixa da direita, que é a apropriada para veículos que transitam em velocidade mais lenta”, orienta Guimarães.

Confira abaixo outras dicas de direção segura em trechos com neblina:

1) Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.

2) Utilize os faróis baixos.

3) Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento. Se precisar parar, procure um local seguro.

4) Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.

5) Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.

6) Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.

7) Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas para não perder o controle do carro.

8) Evite a ultrapassagem.

9) Mantenha a ventilação interna de seu carro, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.

10) Mantenha sempre o limpador de para-brisa em boas condições de uso.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.