Matérias

Pesquisa desenvolvida entre OBSERVATÓRIO e UFPR sobre comportamento do condutor é publicada em revista científica internacional

Escrito por Portal ONSV

16 FEV 2021 - 16H16

A pesquisa “Estudo Naturalístico de Segurança Viária: a influência do carpooling no comportamento do condutor”, desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) identificando que motoristas acompanhados são mais prudentes ao volante, foi publicada na revista científica Accident Analysis and Prevent, no início de fevereiro.

Financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o estudo investigou a influência do carona na segurança viária, aplicando uma metodologia inédita no Brasil, ao monitorar o comportamento de alguns condutores voluntários em seus trajetos diários. O estudo monitorou os condutores quanto ao uso do telefone celular; uso do cinto de segurança e ao excesso do limite permitido de velocidade.

Segundo explica o professor do Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, além da importância dos resultados obtidos com essa pesquisa, é necessário destacar a relevância do periódico em que a pesquisa foi publicada. A Accident Analysis and Prevent possui critérios de publicação muito exigentes e, está entre as três principais revistas da área da segurança viária no mundo.

“Foram em torno de oito meses, desde o processo de envio do artigo até a sua publicação, passando por análise e revisão desse documento. Então, o fato da publicação nessa revista, nos coloca, tanto a Universidade, quanto o Observatório no cenário científico internacional relacionado à segurança viária”, enfatiza.

Vale destacar que esse é o segundo artigo científico desenvolvido entre OBSERVATÓRIO e UFPR em incentivo à pesquisa científica na área da segurança viária e publicado em uma revista internacional. O professor Tiago Bastos ressalta, “O Observatório tem uma série de ações nos mais diversos sentidos, ações de educação, de conscientização, ações estratégicas de influenciar políticas públicas, mas é importante também ao Observatório ter a sua atuação relevante no meio científico”, encerra.

Accident Analysis & Prevention é uma revista bimestral de saúde pública, revisada por seus pares, que cobre a prevenção de sinistros de trânsito e publicada por Elsevier em nome da Associação para o Avanço da Medicina Automotiva.

A ScienceDirect é uma plataforma gerenciada pela editora anglo-holandesa Elsevier, lançada em 1997, que reúne aproximadamente 2.500 revistas científicas e mais de 26 mil e-books. O acesso gratuito ao estudo vai até 26 de março (em inglês), em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457521000233

O estudo também foi notícia no Jornal Nacional da Rede Globo: https://globoplay.globo.com/v/8326523/

[vc_separator type="transparent"][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_single_image image="26382" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_single_image image="26383" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.