Matérias

Pesquisa desenvolvida entre OBSERVATÓRIO e UFPR sobre comportamento do condutor é publicada em revista científica internacional

Escrito por Portal ONSV

16 FEV 2021 - 16H16

A pesquisa “Estudo Naturalístico de Segurança Viária: a influência do carpooling no comportamento do condutor”, desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) identificando que motoristas acompanhados são mais prudentes ao volante, foi publicada na revista científica Accident Analysis and Prevent, no início de fevereiro.

Financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o estudo investigou a influência do carona na segurança viária, aplicando uma metodologia inédita no Brasil, ao monitorar o comportamento de alguns condutores voluntários em seus trajetos diários. O estudo monitorou os condutores quanto ao uso do telefone celular; uso do cinto de segurança e ao excesso do limite permitido de velocidade.

Segundo explica o professor do Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, além da importância dos resultados obtidos com essa pesquisa, é necessário destacar a relevância do periódico em que a pesquisa foi publicada. A Accident Analysis and Prevent possui critérios de publicação muito exigentes e, está entre as três principais revistas da área da segurança viária no mundo.

“Foram em torno de oito meses, desde o processo de envio do artigo até a sua publicação, passando por análise e revisão desse documento. Então, o fato da publicação nessa revista, nos coloca, tanto a Universidade, quanto o Observatório no cenário científico internacional relacionado à segurança viária”, enfatiza.

Vale destacar que esse é o segundo artigo científico desenvolvido entre OBSERVATÓRIO e UFPR em incentivo à pesquisa científica na área da segurança viária e publicado em uma revista internacional. O professor Tiago Bastos ressalta, “O Observatório tem uma série de ações nos mais diversos sentidos, ações de educação, de conscientização, ações estratégicas de influenciar políticas públicas, mas é importante também ao Observatório ter a sua atuação relevante no meio científico”, encerra.

Accident Analysis & Prevention é uma revista bimestral de saúde pública, revisada por seus pares, que cobre a prevenção de sinistros de trânsito e publicada por Elsevier em nome da Associação para o Avanço da Medicina Automotiva.

A ScienceDirect é uma plataforma gerenciada pela editora anglo-holandesa Elsevier, lançada em 1997, que reúne aproximadamente 2.500 revistas científicas e mais de 26 mil e-books. O acesso gratuito ao estudo vai até 26 de março (em inglês), em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457521000233

O estudo também foi notícia no Jornal Nacional da Rede Globo: https://globoplay.globo.com/v/8326523/

[vc_separator type="transparent"][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_single_image image="26382" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_single_image image="26383" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.