A pesquisa “Estudo Naturalístico de Segurança Viária: a influência do carpooling no comportamento do condutor”, desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) identificando que motoristas acompanhados são mais prudentes ao volante, foi publicada na revista científica Accident Analysis and Prevent, no início de fevereiro.
Financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o estudo investigou a influência do carona na segurança viária, aplicando uma metodologia inédita no Brasil, ao monitorar o comportamento de alguns condutores voluntários em seus trajetos diários. O estudo monitorou os condutores quanto ao uso do telefone celular; uso do cinto de segurança e ao excesso do limite permitido de velocidade.
Segundo explica o professor do Departamento de Transportes da UFPR, Jorge Tiago Bastos, além da importância dos resultados obtidos com essa pesquisa, é necessário destacar a relevância do periódico em que a pesquisa foi publicada. A Accident Analysis and Prevent possui critérios de publicação muito exigentes e, está entre as três principais revistas da área da segurança viária no mundo.
“Foram em torno de oito meses, desde o processo de envio do artigo até a sua publicação, passando por análise e revisão desse documento. Então, o fato da publicação nessa revista, nos coloca, tanto a Universidade, quanto o Observatório no cenário científico internacional relacionado à segurança viária”, enfatiza.
Vale destacar que esse é o segundo artigo científico desenvolvido entre OBSERVATÓRIO e UFPR em incentivo à pesquisa científica na área da segurança viária e publicado em uma revista internacional. O professor Tiago Bastos ressalta, “O Observatório tem uma série de ações nos mais diversos sentidos, ações de educação, de conscientização, ações estratégicas de influenciar políticas públicas, mas é importante também ao Observatório ter a sua atuação relevante no meio científico”, encerra.
Accident Analysis & Prevention é uma revista bimestral de saúde pública, revisada por seus pares, que cobre a prevenção de sinistros de trânsito e publicada por Elsevier em nome da Associação para o Avanço da Medicina Automotiva.
A ScienceDirect é uma plataforma gerenciada pela editora anglo-holandesa Elsevier, lançada em 1997, que reúne aproximadamente 2.500 revistas científicas e mais de 26 mil e-books. O acesso gratuito ao estudo vai até 26 de março (em inglês), em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457521000233
O estudo também foi notícia no Jornal Nacional da Rede Globo: https://globoplay.globo.com/v/8326523/
[vc_separator type="transparent"][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_single_image image="26382" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_single_image image="26383" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.