Matérias

PESQUISA SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA NO TRABALHO É DESTAQUE NO PORTAL DE NOTÍCIAS G1

Escrito por Portal ONSV

13 JUL 2022 - 11H26

Pesquisa inédita foi realizada em parceria entre Sistema Fiep, UFPR, CIFAL Curitiba e OBSERVATÓRIO

A pesquisa inédita “A caminho do trabalho – uma pesquisa sobre acidentes de trajeto”, realizada em parceria entre o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) o CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes), a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, é destaque no G1, portal de notícias da Globo, e teve como objetivo identificar os maiores desafios à segurança viária laboral, a fim de propor soluções para alterar esse cenário.

Embora previsto em lei, o assunto ainda carece de atenção por parte de empresas e trabalhadores. “Não havia uma pesquisa específica sobre acidentes de trajetos e, sem uma referência de dados, as indústrias de forma geral não pensam na importância de avaliar e discutir o assunto”, destacou Mauro Gil, vice-presidente do OBSERVATÓRIO.

Com a pesquisa, também foi possível confirmar dados já compilados pelo OBSERVATÓRIO, como a faixa etária dos trabalhadores mais afetados pelos acidentes de trajeto e as ocupações mais atingidas por esse tipo de ocorrência, especificamente no Paraná.

“Identificamos que as empresas que não realizam campanhas de sensibilização sobre segurança no trânsito apresentam, em média, uma taxa de acidentes 77% maior do que aquelas que fazem ações sobre acidentes de trajeto”, complementou o professor no Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos.

Acesse o relatório com os resultados da pesquisa clicando aqui!

Essa pesquisa também foi tema de um webinar realizado pelos idealizadores do projeto, que pode ser assistido em:

[vc_video link="https://youtu.be/hMpaHOyo9ds"]

Leia a matéria completa: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/fiep/sistema-fiep/noticia/2022/06/21/acidentes-de-trajeto-pesquisa-inedita-traz-dados-das-industrias-do-pr.ghtml?

Foto: Adobestock/G1 divulgação

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto