Matérias

PESQUISA SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA NO TRABALHO É DESTAQUE NO PORTAL DE NOTÍCIAS G1

Escrito por Portal ONSV

13 JUL 2022 - 11H26

Pesquisa inédita foi realizada em parceria entre Sistema Fiep, UFPR, CIFAL Curitiba e OBSERVATÓRIO

A pesquisa inédita “A caminho do trabalho – uma pesquisa sobre acidentes de trajeto”, realizada em parceria entre o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) o CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes), a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, é destaque no G1, portal de notícias da Globo, e teve como objetivo identificar os maiores desafios à segurança viária laboral, a fim de propor soluções para alterar esse cenário.

Embora previsto em lei, o assunto ainda carece de atenção por parte de empresas e trabalhadores. “Não havia uma pesquisa específica sobre acidentes de trajetos e, sem uma referência de dados, as indústrias de forma geral não pensam na importância de avaliar e discutir o assunto”, destacou Mauro Gil, vice-presidente do OBSERVATÓRIO.

Com a pesquisa, também foi possível confirmar dados já compilados pelo OBSERVATÓRIO, como a faixa etária dos trabalhadores mais afetados pelos acidentes de trajeto e as ocupações mais atingidas por esse tipo de ocorrência, especificamente no Paraná.

“Identificamos que as empresas que não realizam campanhas de sensibilização sobre segurança no trânsito apresentam, em média, uma taxa de acidentes 77% maior do que aquelas que fazem ações sobre acidentes de trajeto”, complementou o professor no Departamento de Transportes da UFPR e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o OBSERVATÓRIO, Jorge Tiago Bastos.

Acesse o relatório com os resultados da pesquisa clicando aqui!

Essa pesquisa também foi tema de um webinar realizado pelos idealizadores do projeto, que pode ser assistido em:

[vc_video link="https://youtu.be/hMpaHOyo9ds"]

Leia a matéria completa: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/fiep/sistema-fiep/noticia/2022/06/21/acidentes-de-trajeto-pesquisa-inedita-traz-dados-das-industrias-do-pr.ghtml?

Foto: Adobestock/G1 divulgação

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.