A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) - órgão gestor do trânsito e transporte em Porto Alegre, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana - realizou, no final de outubro, a ação “Conversa Musicada”, na Esquina Democrática, no Centro Histórico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A atividade conscientiza pedestres e motoristas sobre prevenção e autocuidado no trânsito de forma lúdica, principalmente o público acima de 60 anos.
A atividade é uma ação educativa do programa Pedestre Idoso e foi realizada por meio da parceria com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapps). Além do Conversa Musicada, os idosos receberam orientações de trânsito da equipe da Escola Pública da EPTC e participaram de uma aula de dança de parceiros da associação.
Em 2023, de janeiro a setembro, o balanço de acidentalidade de pessoas com mais de 60 anos registrou 16 vítimas. No ano anterior, foram oito.
Essa ação tem como base o estudo realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Divisão de Engenharia de Transportes e Mobilidade da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que analisou, recentemente, a relação entre o crescimento da população a partir de sessenta anos no Brasil e qual o impacto nos sinistros de trânsito.
Leia a matéria completa: https://prefeitura.poa.br/eptc/noticias/idosos-recebem-orientacoes-sobre-cuidados-no-transito
Foto: Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPA
17 MIL MOTORISTAS MULTADOS NO DF PELO NÃO USO DA SETA EM 2023
O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.
OBSERVATÓRIO PROPÕE PARCERIA AOS CETRANS DE TODO O PAÍS
Na quarta-feira (22/11), durante o XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotrans), realizado simultaneamente com o 78º Encontro Nacional dos Detrans, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou de uma reunião com os presidentes dos Conselhos do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), para apresentar uma proposta de parceria com os Cetrans de todo o país.
ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO BRASILEIRO (NDS-BR): DA CONCEPÇÃO AOS PRIMEIROS RESULTADOS É APRESENTADO NO 37º ANPET
O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
Boleto