A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) - órgão gestor do trânsito e transporte em Porto Alegre, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana - realizou, no final de outubro, a ação “Conversa Musicada”, na Esquina Democrática, no Centro Histórico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A atividade conscientiza pedestres e motoristas sobre prevenção e autocuidado no trânsito de forma lúdica, principalmente o público acima de 60 anos.
A atividade é uma ação educativa do programa Pedestre Idoso e foi realizada por meio da parceria com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapps). Além do Conversa Musicada, os idosos receberam orientações de trânsito da equipe da Escola Pública da EPTC e participaram de uma aula de dança de parceiros da associação.
Em 2023, de janeiro a setembro, o balanço de acidentalidade de pessoas com mais de 60 anos registrou 16 vítimas. No ano anterior, foram oito.
Essa ação tem como base o estudo realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Divisão de Engenharia de Transportes e Mobilidade da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que analisou, recentemente, a relação entre o crescimento da população a partir de sessenta anos no Brasil e qual o impacto nos sinistros de trânsito.
Leia a matéria completa: https://prefeitura.poa.br/eptc/noticias/idosos-recebem-orientacoes-sobre-cuidados-no-transito
Foto: Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPA
Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprova projeto de lei que prevê faixa exclusiva para motocicletas nas rodovias estaduais do estado
O jornal ND Notícias de Santa Catarina, do Grupo ND afiliado à Record TV, da quinta-feira (02/05), destacou em reportagem a aprovação do projeto de lei que prevê faixa exclusiva para motocicletas em rodovias estaduais de Santa Catarina. A Observadora Certificada e representante do Movimento Maio Amarelo em Santa Catarina, Inês Arend, foi consultada pela reportagem e explicou que a proposta é positiva, mas a Educação para o Trânsito deve vir em primeiro lugar.
OBSERVATÓRIO disponibiliza Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é uma instituição social dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro e com esse objetivo, passa a disponibilizar no seu portal o “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito: modelo de aprendizado de máquina orientado a dados relacionados à segurança viária para o reconhecimento de padrões e previsão de óbitos no trânsito.”
Ações integradas entre forças de segurança e órgãos de trânsito de Belo Horizonte/MG
Em Minas Gerais, nos últimos dois anos em que houve Carnaval, os registros de sinistros de trânsito com e sem vítimas caíram. Foram registrados 4.956 casos em 2020, e 4.733 em 2023. Para que esses números continuem diminuindo, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) coordenou uma ação integrada com as forças de segurança e órgãos de trânsito entre os dias 06 e 08 de fevereiro. A coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais) e Observadora Certificada, Rosely Fantoni participou da realização dessas ações.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: