Matérias

OBSERVATÓRIO disponibiliza Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

“Esse trabalho também explora a relação entre diferentes variáveis que estão diretamente ou indiretamente relacionadas com a mortalidade no trânsito brasileiro”

Escrito por Portal ONSV

03 ABR 2024 - 08H59

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é uma instituição social dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro e com esse objetivo, passa a disponibilizar no seu portal o “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito: modelo de aprendizado de máquina orientado a dados relacionados à segurança viária para o reconhecimento de padrões e previsão de óbitos no trânsito.”

O estudo tem como finalidade elaborar um modelo estatístico para estimar a quantidade de óbitos no trânsito em todo o Brasil, tentando antecipar o número oficial e consolidado que o Ministério da Saúde divulga todo ano. Os principais dados testados na análise foram o PIB (Produto Interno Bruto), população, sinistros em rodovias federais, condutores habilitados e frota.

“Além de se tentar prever com antecedência um valor importante para o diagnóstico da segurança viária no país, esse trabalho também explora a relação entre diferentes variáveis que estão diretamente ou indiretamente relacionadas com a mortalidade no trânsito brasileiro”, Pedro Borges.

O cenário atual da segurança viária brasileira apresenta alguns desafios e deficiências que podem impactar na conquista das metas de redução estabelecidas em âmbito nacional pelo Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). Os dados previstos mostram um desempenho abaixo do ideal no combate da fatalidade no trânsito brasileiro, conferindo uma perspectiva pessimista para a década atual no Brasil e, caso este cenário não seja amenizado com antecedência, é improvável a ocorrência de avanços significativos nos objetivos da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

Acesse o Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro: https://www.onsv.org.br/pdi/dados/modelo-preditivo-de-obitos-no-transito-brasileiro

Campinas_registra_maior_numero_de_mortes_no_transito_em_abril
Observadores Certificados

Campinas/SP registrou o maior número de mortes no trânsito no mês de abril

A CBN Campinas (99,1 FM), informou na última sexta-feira (17), que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou aumento de 42% no número de vítimas fatais em sinistros de trânsito nos quatro primeiros meses de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O instrutor, educador de trânsito e Observador Certificado, Luiz Lima foi consultado pela reportagem para falar sobre esses dados.

Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Live_Maio_Amarelo_programa_educa_pocos_de_caldas_mg
Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.