Matérias

OBSERVATÓRIO disponibiliza Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

“Esse trabalho também explora a relação entre diferentes variáveis que estão diretamente ou indiretamente relacionadas com a mortalidade no trânsito brasileiro”

Escrito por Portal ONSV

03 ABR 2024 - 08H59

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é uma instituição social dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro e com esse objetivo, passa a disponibilizar no seu portal o “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito: modelo de aprendizado de máquina orientado a dados relacionados à segurança viária para o reconhecimento de padrões e previsão de óbitos no trânsito.”

O estudo tem como finalidade elaborar um modelo estatístico para estimar a quantidade de óbitos no trânsito em todo o Brasil, tentando antecipar o número oficial e consolidado que o Ministério da Saúde divulga todo ano. Os principais dados testados na análise foram o PIB (Produto Interno Bruto), população, sinistros em rodovias federais, condutores habilitados e frota.

“Além de se tentar prever com antecedência um valor importante para o diagnóstico da segurança viária no país, esse trabalho também explora a relação entre diferentes variáveis que estão diretamente ou indiretamente relacionadas com a mortalidade no trânsito brasileiro”, Pedro Borges.

O cenário atual da segurança viária brasileira apresenta alguns desafios e deficiências que podem impactar na conquista das metas de redução estabelecidas em âmbito nacional pelo Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). Os dados previstos mostram um desempenho abaixo do ideal no combate da fatalidade no trânsito brasileiro, conferindo uma perspectiva pessimista para a década atual no Brasil e, caso este cenário não seja amenizado com antecedência, é improvável a ocorrência de avanços significativos nos objetivos da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

Acesse o Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro: https://www.onsv.org.br/pdi/dados/modelo-preditivo-de-obitos-no-transito-brasileiro

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.