Matérias

PREFEITURA DE ARAPIRACA/AL REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCA EM 2022

Escrito por Portal ONSV

08 MAR 2022 - 12H02

A Prefeitura de Arapiraca, município de Alagoas, realizou no final de fevereiro uma reunião de planejamento de atividades do programa Educa para 2022. Para o mês de março está prevista a realização de oficina com os educadores sobre o programa Educa e o planejamento de ações para o Movimento Maio Amarelo.

O ano letivo municipal em Arapiraca teve início ontem (07), e a Observadora Certificada Edira Soares ressaltou a importância da utilização de formas mais sistemáticas dos conteúdos dos livros do programa Educa, assim como, de desenvolver maneiras para motivar educadores e alunos para que participem da edição deste ano da Mobi Educa.

O encontro contou com a presença da secretária de Educação de Arapiraca, prof.ª Ivana Carla Lopes; do superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Arapiraca, Josenildo Souza; da representante da 5ª Gerência Regional de Educação, Lucineide dos Santos; representando o Detran de Alagoas, a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Edira Soares; além de educadores da rede estadual e municipal de educação e, representantes da promoção de saúde municipal que atuam no programa Saúde na Escola.

A secretária de Educação de Arapiraca, prof.ª Ivana Carla Lopes, ressaltou a importância em dar continuidade ao Educa e pontuou com a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca, o quanto as sinalizações próximas às áreas das 25 escolas participantes do projeto são relevantes para a segurança de crianças no trânsito. Durante a reunião, a prof,ª Ivana Lopes também sugeriu aos alunos do ensino fundamental II, o uso seguro de bicicleta em seus deslocamentos. Com a participação dessas escolas, Arapiraca alcança a marca de mais de 10 mil alunos participantes no programa Educa.

O superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Arapiraca, Josenildo Souza, destacou a relevância da integração entre a diretoria de Educação da SMTT Arapiraca e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca) para ampliar e fortalecer as ações de educação para o trânsito no município.

Como primeira ação preventiva e que envolve toda a comunidade escolar a SMTT Arapiraca realizou a capacitação entre todos os motoristas e cuidadores do transporte escolar, ministrada pelo Observador Certificado e superintendente adjunto da SMTT Arapiraca, Carlos Alberto Peixoto. Esta ação dá início ao movimento que o Educa deve proporcionar em toda a comunidade escolar envolvendo educadores, alunos e famílias.

Claudia Laranjeira, articuladora do programa Educa junto às escolas do município, ressaltou a importância de mais educadores terem acesso à capacitação, e que o acesso aos livros do professor dentro da plataforma é uma importante ferramenta de apoio para os educadores.

Durante a reunião, Edira Soares realizou a entrega dos certificados aos gestores e articuladores pela participação da Mobi Educa em 2021.

Conheça o Programa Educa e saiba como levá-lo para as escolas do seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/

[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29273,29272,29271" img_size="full"]

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto