A Prefeitura de Arapiraca, município de Alagoas, realizou no final de fevereiro uma reunião de planejamento de atividades do programa Educa para 2022. Para o mês de março está prevista a realização de oficina com os educadores sobre o programa Educa e o planejamento de ações para o Movimento Maio Amarelo.
O ano letivo municipal em Arapiraca teve início ontem (07), e a Observadora Certificada Edira Soares ressaltou a importância da utilização de formas mais sistemáticas dos conteúdos dos livros do programa Educa, assim como, de desenvolver maneiras para motivar educadores e alunos para que participem da edição deste ano da Mobi Educa.
O encontro contou com a presença da secretária de Educação de Arapiraca, prof.ª Ivana Carla Lopes; do superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Arapiraca, Josenildo Souza; da representante da 5ª Gerência Regional de Educação, Lucineide dos Santos; representando o Detran de Alagoas, a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Edira Soares; além de educadores da rede estadual e municipal de educação e, representantes da promoção de saúde municipal que atuam no programa Saúde na Escola.
A secretária de Educação de Arapiraca, prof.ª Ivana Carla Lopes, ressaltou a importância em dar continuidade ao Educa e pontuou com a SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Arapiraca, o quanto as sinalizações próximas às áreas das 25 escolas participantes do projeto são relevantes para a segurança de crianças no trânsito. Durante a reunião, a prof,ª Ivana Lopes também sugeriu aos alunos do ensino fundamental II, o uso seguro de bicicleta em seus deslocamentos. Com a participação dessas escolas, Arapiraca alcança a marca de mais de 10 mil alunos participantes no programa Educa.
O superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito de Arapiraca, Josenildo Souza, destacou a relevância da integração entre a diretoria de Educação da SMTT Arapiraca e a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca) para ampliar e fortalecer as ações de educação para o trânsito no município.
Como primeira ação preventiva e que envolve toda a comunidade escolar a SMTT Arapiraca realizou a capacitação entre todos os motoristas e cuidadores do transporte escolar, ministrada pelo Observador Certificado e superintendente adjunto da SMTT Arapiraca, Carlos Alberto Peixoto. Esta ação dá início ao movimento que o Educa deve proporcionar em toda a comunidade escolar envolvendo educadores, alunos e famílias.
Claudia Laranjeira, articuladora do programa Educa junto às escolas do município, ressaltou a importância de mais educadores terem acesso à capacitação, e que o acesso aos livros do professor dentro da plataforma é uma importante ferramenta de apoio para os educadores.
Durante a reunião, Edira Soares realizou a entrega dos certificados aos gestores e articuladores pela participação da Mobi Educa em 2021.
Conheça o Programa Educa e saiba como levá-lo para as escolas do seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29273,29272,29271" img_size="full"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.