“O Observatório demonstra sensibilidade e compromisso com o País, ao se dedicar para oportunizar esse processo junto às bases, que são os órgãos municipais”
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, através da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania – Transitar, é o mais recente município a participar do curso Transformando Cidades: implementando o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para a Gestão Pública do Trânsito e do Transporte, a Segurança Viária e a Mobilidade Urbana.
O processo formativo desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO visa promover e garantir a segurança viária e a redução do número de sinistros de trânsito que resultam em perdas de vidas e desastres ambientais. Formando servidores municipais, colaboradores de empresas, transportadoras de pessoas e cargas, de concessionárias de rodovias e demais interessados. Por meio de atividades metodologicamente sistematizadas e orientadas, para que possam atuar na gestão pública do trânsito e do transporte, da segurança viária e da mobilidade urbana de forma proativa e inovadora.
Segundo informou Simoni Soares, presidente da Transitar e autoridade de trânsito do Município de Cascavel, os servidores que irão realizar a capacitação são técnicos, líderes de equipes e coordenadores de setores estratégicos, que deverão multiplicar esses conhecimentos não só juntos aos demais servidores, mas junto à população, por meio da Escola Pública Municipal de Trânsito.
“O objetivo do investimento é desenvolver agentes de transformação, para a implementação da cultura de segurança viária e mobilidade urbana no município de Cascavel. O Observatório Nacional de Segurança Viária demonstra sensibilidade e compromisso com o País, ao se dedicar para oportunizar esse processo junto às bases, que são os órgãos municipais”, frisou.
Luciane de Moura, Observadora Certificada e coordenadora da Educação do Trânsito de Cascavel/PR, destacou que o que mais chamou a atenção do município, que conta com 15 profissionais inscritos no curso Transformando Cidades, foi a necessidade de capacitação dos profissionais que estão diretamente ligados ao trânsito, agregando o conhecimento relacionado ao Pnatrans.
“Também fazemos parte do grupo estadual do Pnatrans/PR e precisamos de capacitação, entendimento para contribuir com planejamento e ações. Outra questão é a matriz curricular relacionada à gestão pública do trânsito, do transporte, da segurança viária e da mobilidade urbana (Cascavel recebeu o título de 2ª melhor cidade do Brasil e isso se deve à mobilidade). Enfim, precisamos ampliar conhecimentos e temos ótima referências no que diz respeito ao Observatório”, frisou Luciane de Moura.
Simoni Soares, presidente da Transitar, explicou que a implementação do Pnatrans passou a ser um tema prioritário para o órgão Executivo Municipal de Trânsito em Cascavel, uma vez que, a aplicação do Programa Vidas no Trânsito, baseado no conceito do Visão Zero, integrado aos pilares do Pnatrans, já apresentou resultados relevantes para a segurança viária do município nos últimos 18 meses, período em que a Transitar passou a trabalhar no plano de forma mais incisiva. Para que seja possível a implementação destes conceitos e o planejamento seja corretamente executado, é necessário que a mudança comece dentro das instituições, com uma mudança da visão daqueles que geram e executam as ações.
“Só assim, os usuários das vias públicas terão uma compreensão sistemática e de mudança cultural e foi com base nesta premissa que o município incluiu os responsáveis pelas atividades do tripé de segurança viária (engenharia, educação e fiscalização de trânsito) e a direção do departamento de mobilidade, para realizar a capacitação e terem a autonomia de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos”, argumentou.
A coordenadora da Educação do Trânsito de Cascavel/PR, Luciane de Moura, ressaltou ainda que a relevância desse curso para a gestão pública de trânsito, a segurança viária e a mobilidade urbana do município é o conhecimento e a troca de experiências.
“Acreditamos que com essa bagagem consigamos melhorar a gestão pública de trânsito em vários aspectos, com foco na segurança e mobilidade, visando diminuir os sinistros e óbitos no trânsito. Alinhar a nova década de ações de segurança no trânsito. Preservar vidas!”, encerrou.
Conheça o curso Transformando Cidades e aplique essa metodologia no seu município: https://bit.ly/3VDucBU
Observador Certificado discute em Brasília o trânsito na fronteira entre Corumbá/MS e Bolívia
A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das muitas que fazem fronteira com a Bolívia. Essa característica fronteiriça resulta em um trânsito intenso no município, devido à alta presença de veículos pesados e ao aumento da circulação de motoristas de diferentes nacionalidades.
Imediato Nexway adere ao Selo Mobilidade Segura
A Imediato possui mais de 46 anos de atuação no mercado, oferecendo operações dedicadas ao transporte, armazenagem e distribuição para grandes empresas nacionais e multinacionais, atuando em todas as regiões do Brasil.
Transjule adere ao Selo Mobilidade Segura
A Transportadora Jule é uma empresa com raízes familiares e uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e crescimento. Com sede em Porto Ferreira - SP e filiais em Arraial do Cabo - RJ, Tatuí - SP e São João del-Rei - MG, além de pontos de apoio em Analândia - SP, a Transportadora Jule tem expandido sua presença e influência no mercado de transporte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.