Iniciativa visa levar Educação para o trânsito para os estudantes do município alagoano
Foi realizada na última sexta-feira (29/07), em Maragogi, município do estado de Alagoas, a cerimônia de lançamento do Programa Educa - projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária -, que visa levar a Educação para o Trânsito para os estudantes da rede pública municipal de ensino.
Maragogi é uma das três cidades do estado de Alagoas envolvidas no projeto e de forma completa, trabalhar para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito. Participaram da cerimônia o Prefeito de Maragogi, Sérgio Lira; o vice-prefeito, Gabriel Vasconcelos; o secretário de Educação, Artur Beserra; o superintendente da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Maragogi, Rodrigo Lira; e o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO, João Batista.
“O município de Maragogi está dando um importante passo em busca de um trânsito mais humano e seguro, serão 4.530 crianças atendidas em toda rede de ensino do município, parabéns à gestão pelo apoio dado à implantação do Programa Educa, que tem se tornado referência em nosso País”, destacou o Observador Certificado João Batista.
Na ocasião, cerca de 600 alunos participaram da cerimônia. O Programa Educa será inserido na grade curricular de ensino do município e contará com aulas teóricas, práticas e de forma lúdica.
O Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Conheça e leve o Programa Educa para o seu município: https://www.onsv.org.br/programa-educa/
[vc_gallery interval="3" images="30106,30107,30108,30109,30110,30111,30112,30113,30114,30115,30116" img_size="full"]
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.