Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Encontro reuniu municípios integrantes, CEO do OBSERVATÓRIO, coordenadores do programa e Observadores Certificados

Escrito por Portal ONSV

17 ABR 2024 - 18H53

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Na ocasião, como marco de finalização da fase do projeto-piloto, Paulo Guimarães agradeceu pelo trabalho realizado pela coordenação do Educa e certificou Edira Soares, coordenadora nacional do projeto-piloto Educa, pela sua dedicação e comprometimento para com o projeto e toda a equipe.

Em seguida, Edira Soares certificou todos os integrantes da coordenação nacional: Adelmo Amorim, Abimadabe Vieira, Fernanda Souza e Stefania Alvise pela contribuição ao projeto-piloto.

Dando continuidade à reunião, Stefania Alvise apresentou a nova integrante da coordenação, a Observadora Certificada Cyntia Ferreira, que já integra o Educa como líder da equipe de suporte remoto. Cyntia revelou o calendário de 2024 da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com temas que podem ser abordados nas ações promovidas pelas escolas.

Ainda em sua fala, Cyntia Ferreira também falou sobre a rotina do Educa: capacitação, atualização dos dados, reuniões mensais, reuniões semanais, ações do Dia D Educa e Mobi Educa, e lançou o desafio para os municípios participantes do Educa postarem as ações realizadas na plataforma, principalmente durante o Dia D.

A Observadora Certificada Stefania Alvise complementou informações sobre o Dia D e as propostas a serem trabalhadas nas ações pelos municípios e divulgou o edital do prêmio Senatran, ressaltando que participantes do Programa Educa foram vencedores nos anos anteriores do prêmio.

Em seguida, passou a fala para a Observadora Certificada Abimadabe Vieira, idealizadora da proposta do Dia D e de um novo projeto voltado para todo o mês de celebração do Maio Amarelo, com a realização de oficinas intituladas “Pegadas Amarelas: caminhos para a transformação do trânsito”.

A proposta dessas oficinas para os municípios se baseia em trazer a arte lúdica junto ao tema: “Pegadas amarelas, caminhos para a transformação do trânsito”, como forma de criar atividades com as crianças e adolescentes que façam refletir sobre a construção de um caminho de paz no trânsito. As artes serão disponibilizadas gratuitamente por todos os municípios integrantes do Educa.

Na sequência da reunião, foram apresentadas a programação do Movimento Maio Amarelo, dando destaque às peças disponibilizadas pelo OBSERVATÓRIO, a abertura internacional do Movimento que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Dia D Educa que este ano, será realizado na quinta-feira, dia 16/05.

Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO finalizou a reunião falando sobre a importância de os municípios realizarem as ações do Dia D Educa para fortalecer a conscientização sobre a segurança no trânsito em toda a sociedade, considerando a participação das crianças e adolescentes como estímulo para o diálogo da causa aos pais e responsáveis.

“O Programa Educa é uma iniciativa concreta de que a inserção do tema Trânsito em sala de aula, a partir de conteúdos e estratégias que promovam o protagonismo de alunos e educadores, traz não apenas a formação de cidadãos para o trânsito, mas a mudanças significativas para as comunidades e famílias, onde o programa está sendo inserido”, explicou Edira Soares, coordenadora nacional do programa Educa.

Vale destacar também a participação ativa dos Observadores Certificados envolvidos com o Educa e os novos OC’s interessados no programa, durante toda a reunião. A condução do encontro foi realizada pelas Observadoras Certificadas que fazem parte da equipe da Coordenação Nacional: Stefania Alvise (PR) e Cyntia Ramos (SP).

Participaram da reunião os municípios:

  • Arapiraca - Alagoas
  • Barueri - São Paulo
  • Bela Vista de Goiás - Goiás
  • Boquim - Sergipe
  • Cabedelo - Paraíba
  • Campina Grande - Paraíba
  • Curitiba - Paraná
  • Divinópolis - Minas Gerais
  • Embu das Artes - São Paulo
  • Itabirito - Minas Gerais
  • João Pessoa - Paraíba
  • Poços de Caldas - Minas Gerais
  • Porto Alegre - Rio Grande do Sul
  • Pouso Alegre - Minas Gerais
  • Ribeira do Pombal - Bahia
  • Ribeirão Preto - São Paulo
  • Santaluz - Bahia
  • São José dos Campos - São Paulo

Clique aqui e conheça o Programa Educa

Cerca_de_500_radares_nao_funcionam_na_capital_do_estado_de_sao_paulo
Entrevista

Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo

O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.