Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Encontro reuniu municípios integrantes, CEO do OBSERVATÓRIO, coordenadores do programa e Observadores Certificados

Escrito por Portal ONSV

17 ABR 2024 - 18H53

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Na ocasião, como marco de finalização da fase do projeto-piloto, Paulo Guimarães agradeceu pelo trabalho realizado pela coordenação do Educa e certificou Edira Soares, coordenadora nacional do projeto-piloto Educa, pela sua dedicação e comprometimento para com o projeto e toda a equipe.

Em seguida, Edira Soares certificou todos os integrantes da coordenação nacional: Adelmo Amorim, Abimadabe Vieira, Fernanda Souza e Stefania Alvise pela contribuição ao projeto-piloto.

Dando continuidade à reunião, Stefania Alvise apresentou a nova integrante da coordenação, a Observadora Certificada Cyntia Ferreira, que já integra o Educa como líder da equipe de suporte remoto. Cyntia revelou o calendário de 2024 da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com temas que podem ser abordados nas ações promovidas pelas escolas.

Ainda em sua fala, Cyntia Ferreira também falou sobre a rotina do Educa: capacitação, atualização dos dados, reuniões mensais, reuniões semanais, ações do Dia D Educa e Mobi Educa, e lançou o desafio para os municípios participantes do Educa postarem as ações realizadas na plataforma, principalmente durante o Dia D.

A Observadora Certificada Stefania Alvise complementou informações sobre o Dia D e as propostas a serem trabalhadas nas ações pelos municípios e divulgou o edital do prêmio Senatran, ressaltando que participantes do Programa Educa foram vencedores nos anos anteriores do prêmio.

Em seguida, passou a fala para a Observadora Certificada Abimadabe Vieira, idealizadora da proposta do Dia D e de um novo projeto voltado para todo o mês de celebração do Maio Amarelo, com a realização de oficinas intituladas “Pegadas Amarelas: caminhos para a transformação do trânsito”.

A proposta dessas oficinas para os municípios se baseia em trazer a arte lúdica junto ao tema: “Pegadas amarelas, caminhos para a transformação do trânsito”, como forma de criar atividades com as crianças e adolescentes que façam refletir sobre a construção de um caminho de paz no trânsito. As artes serão disponibilizadas gratuitamente por todos os municípios integrantes do Educa.

Na sequência da reunião, foram apresentadas a programação do Movimento Maio Amarelo, dando destaque às peças disponibilizadas pelo OBSERVATÓRIO, a abertura internacional do Movimento que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Dia D Educa que este ano, será realizado na quinta-feira, dia 16/05.

Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO finalizou a reunião falando sobre a importância de os municípios realizarem as ações do Dia D Educa para fortalecer a conscientização sobre a segurança no trânsito em toda a sociedade, considerando a participação das crianças e adolescentes como estímulo para o diálogo da causa aos pais e responsáveis.

“O Programa Educa é uma iniciativa concreta de que a inserção do tema Trânsito em sala de aula, a partir de conteúdos e estratégias que promovam o protagonismo de alunos e educadores, traz não apenas a formação de cidadãos para o trânsito, mas a mudanças significativas para as comunidades e famílias, onde o programa está sendo inserido”, explicou Edira Soares, coordenadora nacional do programa Educa.

Vale destacar também a participação ativa dos Observadores Certificados envolvidos com o Educa e os novos OC’s interessados no programa, durante toda a reunião. A condução do encontro foi realizada pelas Observadoras Certificadas que fazem parte da equipe da Coordenação Nacional: Stefania Alvise (PR) e Cyntia Ramos (SP).

Participaram da reunião os municípios:

  • Arapiraca - Alagoas
  • Barueri - São Paulo
  • Bela Vista de Goiás - Goiás
  • Boquim - Sergipe
  • Cabedelo - Paraíba
  • Campina Grande - Paraíba
  • Curitiba - Paraná
  • Divinópolis - Minas Gerais
  • Embu das Artes - São Paulo
  • Itabirito - Minas Gerais
  • João Pessoa - Paraíba
  • Poços de Caldas - Minas Gerais
  • Porto Alegre - Rio Grande do Sul
  • Pouso Alegre - Minas Gerais
  • Ribeira do Pombal - Bahia
  • Ribeirão Preto - São Paulo
  • Santaluz - Bahia
  • São José dos Campos - São Paulo

Clique aqui e conheça o Programa Educa

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.