Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.
Na ocasião, como marco de finalização da fase do projeto-piloto, Paulo Guimarães agradeceu pelo trabalho realizado pela coordenação do Educa e certificou Edira Soares, coordenadora nacional do projeto-piloto Educa, pela sua dedicação e comprometimento para com o projeto e toda a equipe.
Em seguida, Edira Soares certificou todos os integrantes da coordenação nacional: Adelmo Amorim, Abimadabe Vieira, Fernanda Souza e Stefania Alvise pela contribuição ao projeto-piloto.
Dando continuidade à reunião, Stefania Alvise apresentou a nova integrante da coordenação, a Observadora Certificada Cyntia Ferreira, que já integra o Educa como líder da equipe de suporte remoto. Cyntia revelou o calendário de 2024 da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com temas que podem ser abordados nas ações promovidas pelas escolas.
Ainda em sua fala, Cyntia Ferreira também falou sobre a rotina do Educa: capacitação, atualização dos dados, reuniões mensais, reuniões semanais, ações do Dia D Educa e Mobi Educa, e lançou o desafio para os municípios participantes do Educa postarem as ações realizadas na plataforma, principalmente durante o Dia D.
A Observadora Certificada Stefania Alvise complementou informações sobre o Dia D e as propostas a serem trabalhadas nas ações pelos municípios e divulgou o edital do prêmio Senatran, ressaltando que participantes do Programa Educa foram vencedores nos anos anteriores do prêmio.
Em seguida, passou a fala para a Observadora Certificada Abimadabe Vieira, idealizadora da proposta do Dia D e de um novo projeto voltado para todo o mês de celebração do Maio Amarelo, com a realização de oficinas intituladas “Pegadas Amarelas: caminhos para a transformação do trânsito”.
A proposta dessas oficinas para os municípios se baseia em trazer a arte lúdica junto ao tema: “Pegadas amarelas, caminhos para a transformação do trânsito”, como forma de criar atividades com as crianças e adolescentes que façam refletir sobre a construção de um caminho de paz no trânsito. As artes serão disponibilizadas gratuitamente por todos os municípios integrantes do Educa.
Na sequência da reunião, foram apresentadas a programação do Movimento Maio Amarelo, dando destaque às peças disponibilizadas pelo OBSERVATÓRIO, a abertura internacional do Movimento que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Dia D Educa que este ano, será realizado na quinta-feira, dia 16/05.
Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO finalizou a reunião falando sobre a importância de os municípios realizarem as ações do Dia D Educa para fortalecer a conscientização sobre a segurança no trânsito em toda a sociedade, considerando a participação das crianças e adolescentes como estímulo para o diálogo da causa aos pais e responsáveis.
“O Programa Educa é uma iniciativa concreta de que a inserção do tema Trânsito em sala de aula, a partir de conteúdos e estratégias que promovam o protagonismo de alunos e educadores, traz não apenas a formação de cidadãos para o trânsito, mas a mudanças significativas para as comunidades e famílias, onde o programa está sendo inserido”, explicou Edira Soares, coordenadora nacional do programa Educa.
Vale destacar também a participação ativa dos Observadores Certificados envolvidos com o Educa e os novos OC’s interessados no programa, durante toda a reunião. A condução do encontro foi realizada pelas Observadoras Certificadas que fazem parte da equipe da Coordenação Nacional: Stefania Alvise (PR) e Cyntia Ramos (SP).
Participaram da reunião os municípios:
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.