PROJETO DE LEI PROPÕE PERMITIR CNH PARA ANALFABETOS

Para O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a medida teria impacto direto na segurança no trânsito
Uma proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê a alteração do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para permitir que analfabetos também possam tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O portal Webmotors consultou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para avaliar os possíveis impactos desse projeto de lei para o trânsito brasileiro.
De autoria de André de Paula (PSD-PE), deputado licenciado e hoje ministro da Pesca e Agricultura, o Projeto de Lei nº 2675/2022, propõe a retirada da proibição (prevista no artigo 140 do CTB) por considerar que ela vai de encontro aos direitos de cidadão garantidos pela Constituição Federal.
Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, uma possível aprovação da CNH para analfabetos teria impactos diretos na segurança no trânsito.
“A leitura é importante no processo de formação dos condutores não só pela questão da visualização da sinalização. Temos outras coisas que envolvem a leitura, relacionadas à legislação e à parte teórica, que são fundamentais para o processo de formação dos condutores”, afirmou Paulo Guimarães.
O CEO do OBSERVATÓRIO destacou ainda que propostas desse tipo vão de encontro à posição da organização, que defende que a formação de condutores no Brasil deveria ser totalmente revisada para se aproximar cada vez das instituições de ensino.
Leia a matéria completa: https://www.webmotors.com.br/wm1/cultura/projeto-de-lei-preve-cnh-para-analfabetos

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.