Parceria leva conteúdos de educação para o trânsito para toda a sociedade desde maio
Dentro da premissa de que, se cada um fizer sua parte no trânsito, cumprindo as regras e respeitando quem divide o espaço público com você, tornaremos o trânsito um lugar seguro para todos, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, num projeto inédito com a Uber, vem realizando desde maio, várias ações de conscientização para motoristas e motociclistas parceiros, passageiros e também toda a sociedade que vem recebendo os conteúdos de educação, preparados pelo OBSERVATÓRIO e disseminados nos canais da Uber.
O programa de educação para o trânsito, intitulado “Juntos salvamos vidas” foi desenvolvido pelos educadores do OBSERVATÓRIO, a partir de uma demanda da Uber, empresa mantenedora do trabalho do OBSERVATÓRIO. A partir daí foram criadas três ações distintas: posts mensais com mensagens de conscientização para motociclistas, motoristas e passageiros; podcasts mensais com dicas de segurança e a realização de blitze educativas presenciais, em parceria com órgãos gestores do trânsito local, em quatro cidades do país: Recife (PE), Fortaleza (CE), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
Os posts mensais vêm sendo distribuídos pela Uber, desde o último mês de maio; os podcasts estão sendo divulgados por meio da Rádio Transamérica, no podcast Uber que é veiculado na emissora desde o mês de junho. Já as blitze educativas, foram realizadas nas duas capitais do Nordeste durante a 1ª quinzena de agosto. As blitze das cidades da grande São Paulo, devem ser realizadas em setembro.
Blitze Educativas
A intenção desse trabalho é reunir o maior número de parceiros locais para realizar a conscientização de quem passar pelas blitze durante as horas em que os profissionais montam as abordagens. Independente se o motorista ou motociclista que passe pelo local é parceiro Uber, os condutores recebem as mensagens educativas dos profissionais mobilizados pela ação, além de brindes que incentivam o comportamento seguro.
Em Recife, onde a 1ª blitz educativa foi realizada, participaram profissionais do Detran/PE, da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano), do DER PE, 1º BPtran, OLS (Operação Lei Seca) e Observadores Certificados.
Além dos parceiros, a responsável pela área de Políticas Públicas no Nordeste, Analu Cordeiro e Yuri Villacorta, gerente de Comunicação, ambos da Uber prestigiaram o trabalho. A CTTU de Recife levou também um grupo de atores que animaram a blitz e fizeram a alegria das crianças que passaram pela avenida engenheiro José Estelita, bem no cruzamento com o viaduto Capitão Temudo.
Durante quase três horas, foram abordados mais de 300 condutores e dentre esses, um condutor foi conduzido a delegacia, pois estava dirigindo embriagado. Segundo o Observador Certificado Emanoel Silva, responsável por articular a ação junto aos parceiros locais, “a ação aqui realizada trabalhou de maneira muito exitosa um dos principais propósitos da educação para o trânsito: a verdadeira conscientização dos usuários das vias para os riscos de não obedecerem às regras de trânsito”, afirma.
No dia seguinte à ação de Recife, foi a vez de Fortaleza também movimentar órgãos gestores locais e estaduais de trânsito, como Detran/CE, BPRE, AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) e Hemoce (Hemonúcleo do Ceará) e também a imprensa local que compareceu de forma expressiva na blitz na capital cearense. Durante mais de 2 horas, cerca de 350 condutores de carro, moto e bike puderam receber alertas sobre os riscos do trânsito e a importância de atitudes seguras. Yuri e Analu também estiveram por lá.
Ambas ações tiveram a coordenação da educadora e jornalista Daniela Gurgel, pelo OBSERVATÓRIO. “Para nós é um privilégio poder reunir tantos parceiros juntamente com a iniciativa privada e trazer mais conscientização para os condutores dessas cidades. O trabalho de educação precisa ser continuo para que ninguém esqueça dos conceitos de segurança que aprendeu ao longo da vida”, reforça Daniela.
Todo o trabalho em Fortaleza foi coordenado localmente pelo Observador Certificado Carlos Rummenigge, que aposta na educação como um trabalho transformador. “A sociedade viu a importância de ter atitudes corretas no trânsito através da abordagem direta e clara dos educadores. São iniciativas assim que transformam diretamente a vida das pessoas e nos deixam realizados. Acredito que o Ceará será referência no trânsito, quando essa visão for multiplicada por mais e mais pessoas. Afinal, juntos salvamos muito mais vidas”, afirmou Rummenigge.
[vc_gallery interval="3" images="30297,30298,30299,30300,30301,30302,30303,30304,30305,30306,30326,30327,30328,30329" img_size="full"]
Podcast na Rádio Transmérica
Também contemplando o trabalho de educação, dentro do Programa Juntos Salvamos Vidas, a gestora de comunicação do Observatório vem gravando mensalmente dicas de segurança, para o podcast que a Uber tem em parceria com a rádio Transamérica, todos os dias, chamado “Rádio Uber – um programa para motoristas ouvirem e serem ouvidos”.
No episódio da última sexta, dia 26, Daniela falou sobre a importância de todos acreditarem nas leis de trânsito. “Nossa ideia é mudar esse conceito de que a legislação está lá somente para lhe punir e nunca para lhe ajudar. O olhar que temos que ter quando nos deparamos com as placas, os semáforos, os radares, as pinturas no solo é de que tudo isso só tem um objetivo: proteger a todos que transitam. Por isso, precisamos olhar para a sinalização e enxergar um aliado e não um inimigo”, afirma Daniela.
O trabalho de conscientização para os parceiros e passageiros Uber continua até dezembro.
Ouça aqui o Podcast na íntegra: https://radiotransamerica.com.br/podcasts/
Cadastre-se e saiba como participar:
[button target="_self" hover_type="default" text="QUERO PARTICIPAR" link="https://www.onsv.org.br/acao-uber-observatorio-educacao-para-o-transito/"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.