Matérias

PROJETO UBER E OBSERVATÓRIO LEVA CONSCIENTIZAÇÃO DE DIVERSOS MODOS PARA A SOCIEDADE

Escrito por Portal ONSV

01 SET 2022 - 10H53

Parceria leva conteúdos de educação para o trânsito para toda a sociedade desde maio

Dentro da premissa de que, se cada um fizer sua parte no trânsito, cumprindo as regras e respeitando quem divide o espaço público com você, tornaremos o trânsito um lugar seguro para todos, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, num projeto inédito com a Uber, vem realizando desde maio, várias ações de conscientização para motoristas e motociclistas parceiros, passageiros e também toda a sociedade que vem recebendo os conteúdos de educação, preparados pelo OBSERVATÓRIO e disseminados nos canais da Uber.

O programa de educação para o trânsito, intitulado “Juntos salvamos vidas” foi desenvolvido pelos educadores do OBSERVATÓRIO, a partir de uma demanda da Uber, empresa mantenedora do trabalho do OBSERVATÓRIO. A partir daí foram criadas três ações distintas: posts mensais com mensagens de conscientização para motociclistas, motoristas e passageiros; podcasts mensais com dicas de segurança e a realização de blitze educativas presenciais, em parceria com órgãos gestores do trânsito local, em quatro cidades do país: Recife (PE), Fortaleza (CE), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

Os posts mensais vêm sendo distribuídos pela Uber, desde o último mês de maio; os podcasts estão sendo divulgados por meio da Rádio Transamérica, no podcast Uber que é veiculado na emissora desde o mês de junho. Já as blitze educativas, foram realizadas nas duas capitais do Nordeste durante a 1ª quinzena de agosto. As blitze das cidades da grande São Paulo, devem ser realizadas em setembro.

Blitze Educativas

A intenção desse trabalho é reunir o maior número de parceiros locais para realizar a conscientização de quem passar pelas blitze durante as horas em que os profissionais montam as abordagens. Independente se o motorista ou motociclista que passe pelo local é parceiro Uber, os condutores recebem as mensagens educativas dos profissionais mobilizados pela ação, além de brindes que incentivam o comportamento seguro.

Em Recife, onde a 1ª blitz educativa foi realizada, participaram profissionais do Detran/PE, da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano), do DER PE, 1º BPtran, OLS (Operação Lei Seca) e Observadores Certificados.

Além dos parceiros, a responsável pela área de Políticas Públicas no Nordeste, Analu Cordeiro e Yuri Villacorta, gerente de Comunicação, ambos da Uber prestigiaram o trabalho. A CTTU de Recife levou também um grupo de atores que animaram a blitz e fizeram a alegria das crianças que passaram pela avenida engenheiro José Estelita, bem no cruzamento com o viaduto Capitão Temudo.

Durante quase três horas, foram abordados mais de 300 condutores e dentre esses, um condutor foi conduzido a delegacia, pois estava dirigindo embriagado. Segundo o Observador Certificado Emanoel Silva, responsável por articular a ação junto aos parceiros locais, “a ação aqui realizada trabalhou de maneira muito exitosa um dos principais propósitos da educação para o trânsito: a verdadeira conscientização dos usuários das vias para os riscos de não obedecerem às regras de trânsito”, afirma.

No dia seguinte à ação de Recife, foi a vez de Fortaleza também movimentar órgãos gestores locais e estaduais de trânsito, como Detran/CE, BPRE, AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) e Hemoce (Hemonúcleo do Ceará) e também a imprensa local que compareceu de forma expressiva na blitz na capital cearense. Durante mais de 2 horas, cerca de 350 condutores de carro, moto e bike puderam receber alertas sobre os riscos do trânsito e a importância de atitudes seguras. Yuri e Analu também estiveram por lá.

Ambas ações tiveram a coordenação da educadora e jornalista Daniela Gurgel, pelo OBSERVATÓRIO. “Para nós é um privilégio poder reunir tantos parceiros juntamente com a iniciativa privada e trazer mais conscientização para os condutores dessas cidades. O trabalho de educação precisa ser continuo para que ninguém esqueça dos conceitos de segurança que aprendeu ao longo da vida”, reforça Daniela.

Todo o trabalho em Fortaleza foi coordenado localmente pelo Observador Certificado Carlos Rummenigge, que aposta na educação como um trabalho transformador. “A sociedade viu a importância de ter atitudes corretas no trânsito através da abordagem direta e clara dos educadores. São iniciativas assim que transformam diretamente a vida das pessoas e nos deixam realizados. Acredito que o Ceará será referência no trânsito, quando essa visão for multiplicada por mais e mais pessoas.  Afinal, juntos salvamos muito mais vidas”, afirmou Rummenigge.

[vc_gallery interval="3" images="30297,30298,30299,30300,30301,30302,30303,30304,30305,30306,30326,30327,30328,30329" img_size="full"]

Podcast na Rádio Transmérica

Também contemplando o trabalho de educação, dentro do Programa Juntos Salvamos Vidas, a gestora de comunicação do Observatório vem gravando mensalmente dicas de segurança, para o podcast que a Uber tem em parceria com a rádio Transamérica, todos os dias, chamado “Rádio Uber – um programa para motoristas ouvirem e serem ouvidos”.

No episódio da última sexta, dia 26, Daniela falou sobre a importância de todos acreditarem nas leis de trânsito. “Nossa ideia é mudar esse conceito de que a legislação está lá somente para lhe punir e nunca para lhe ajudar. O olhar que temos que ter quando nos deparamos com as placas, os semáforos, os radares, as pinturas no solo é de que tudo isso só tem um objetivo: proteger a todos que transitam. Por isso, precisamos olhar para a sinalização e enxergar um aliado e não um inimigo”, afirma Daniela.

O trabalho de conscientização para os parceiros e passageiros Uber continua até dezembro.

Ouça aqui o Podcast na íntegra: https://radiotransamerica.com.br/podcasts/

Cadastre-se e saiba como participar:

[button target="_self" hover_type="default" text="QUERO PARTICIPAR" link="https://www.onsv.org.br/acao-uber-observatorio-educacao-para-o-transito/"]

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.