Temas como afastamento de trabalho por acidente de trajeto também foram abordados na entrevista com o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO, Marcius D’Avila
Realizada nos dias 28 e 29 de agosto, em Campinas, interior de São Paulo, a BBF – Bus Brasil Fest conta a história de desenvolvimento desses transportes, por meio de uma exposição de ônibus antigos e novos. Na oportunidade, a Rádio Ônibus – 1ª Rádio ônibus do Brasil e do mundo, e uma entidade participante do Programa Laço Amarelo, entrevistou o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Marcius D’Avila.
Durante a entrevista, o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO destacou a importância social do transporte coletivo e da segurança para o dia a dia no trânsito, além do transporte rodoviário e o crescimento do uso desse meio de transporte no pós-pandemia. “A gente reparou nos últimos seis meses, um crescimento de mais de 50% das viagens rodoviárias”, destacou Marcius.
A Semana Nacional de Trânsito também foi um tema abordado durante o bate-papo entre Henrique Estrada e Marcius D’Avila, com destaque à abertura e apresentação dos materiais da campanha, realizada entre o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, a diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, e o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães. Também foram destacados os altos índices de sinistros de trânsito no trajeto casa-trabalho-casa.
“Desde 2017, a principal causa de afastamento de trabalho é o acidente de trajeto. Nós tivemos a oportunidade, no final do ano passado, junto com a Fiep, pesquisamos mais de 600 empresas para caracterizar essa questão do acidente de trajeto. E nessa pesquisa, vimos o seguinte. As empresas que oferecem aos trabalhadores o ônibus no seu trajeto, reduzem em mais de 65% a possibilidade do acidente de trajeto.”
Ouça a entrevista completa: https://open.spotify.com/episode/1aILlmWvrNoezeKR4O6VyI?si=iEpILDxbQ1qb0eOQZAuHuA
Já conhece o Programa Laço Amarelo? Saiba como aderir a este seleto grupo de empresas que defendem a causa do trânsito!
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.