A edição do dia 27 de fevereiro do jornal Diário do Grande ABC, destacou que o trânsito daquela região, no estado de São Paulo, registrou uma morte a cada dois dias no primeiro mês deste ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi consultado pela reportagem e orientou para os principais cuidados que motociclistas e idosos devem ter no trânsito.
Segundo dados do InfoSiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo - gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). No período de 1º a 31 de janeiro de 2024 foram registrados 16 óbitos na região, com destaque para os motociclistas, que representam quase metade das ocorrências, com sete, e os idosos entre 60 e 69, que figuram entre a segunda faixa etária com mais sinistros, com três.
Para Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, o público idoso, segundo mais atingido, deve “redobrar a atenção como condutor e pedestre, considerando algumas das dificuldades mais comuns a essa faixa etária: problemas de visão, audição e reflexos”. Como condutor, Pedro Borges orientou reduzir a velocidade praticada, mantendo velocidades que sejam mais seguras, por mais que o limite da via permita uma maior, facilitando o tempo de reação a possíveis situações de conflito.
Em relação a sinistros de trânsito, a região registrou 567 ocorrências em janeiro, número 5% menor que o registrado no mesmo período de 2023, com 599. Já o estado de São Paulo apresentou alta de 2% no número total de ocorrências no trânsito no primeiro mês do ano, já que houve 13.689 sinistros neste período em 2023, ante 13.948 neste ano.
Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4103508/em-janeiro-regiao-registra-uma-morte-a-cada-dois-dias-no-transito
Foto: Celso Luiz/DGABC/Divulgação.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.