A edição do dia 27 de fevereiro do jornal Diário do Grande ABC, destacou que o trânsito daquela região, no estado de São Paulo, registrou uma morte a cada dois dias no primeiro mês deste ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi consultado pela reportagem e orientou para os principais cuidados que motociclistas e idosos devem ter no trânsito.
Segundo dados do InfoSiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo - gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). No período de 1º a 31 de janeiro de 2024 foram registrados 16 óbitos na região, com destaque para os motociclistas, que representam quase metade das ocorrências, com sete, e os idosos entre 60 e 69, que figuram entre a segunda faixa etária com mais sinistros, com três.
Para Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, o público idoso, segundo mais atingido, deve “redobrar a atenção como condutor e pedestre, considerando algumas das dificuldades mais comuns a essa faixa etária: problemas de visão, audição e reflexos”. Como condutor, Pedro Borges orientou reduzir a velocidade praticada, mantendo velocidades que sejam mais seguras, por mais que o limite da via permita uma maior, facilitando o tempo de reação a possíveis situações de conflito.
Em relação a sinistros de trânsito, a região registrou 567 ocorrências em janeiro, número 5% menor que o registrado no mesmo período de 2023, com 599. Já o estado de São Paulo apresentou alta de 2% no número total de ocorrências no trânsito no primeiro mês do ano, já que houve 13.689 sinistros neste período em 2023, ante 13.948 neste ano.
Leia a matéria completa: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4103508/em-janeiro-regiao-registra-uma-morte-a-cada-dois-dias-no-transito
Foto: Celso Luiz/DGABC/Divulgação.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.