Foi realizada na última semana de julho, em Curitiba, no Paraná, o encontro dos membros da Ctpnat (Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito - Pnatrans), que conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, e o membro do Conselho Deliberativo da entidade e professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, Jorge Tiago Bastos.
A Ctpnat é responsável pelo acompanhamento da execução do Pnatrans acompanhando o trabalho dos GTs - Grupos de Trabalho Estaduais, e o desenvolvimento das ações nos 6 pilares. O OBSERVATÓRIO é responsável pelo acompanhamento do Pilar 4 - Educação. A reunião também contou com a participação do Diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.
Esse encontro também teve como finalidade iniciar a organização e a programação do 2º Seminário Internacional de Segurança Viária, promovido pela Ctpnat como uma ação contínua anual prevista no Pnatrans, que será realizado entre 25 e 27 de outubro, em Brasília, e abordará a segurança viária a partir da acessibilidade, inclusão, inovação e sustentabilidade. Dentre as atividades da reunião, foi a realização de uma visita técnica à empresa Laço Amarelo, Perkons.
Foto: Perkons/Divulgação.
MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP
A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.
IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO
A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE
Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.
Boleto