A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Doutor Waldemar Roberto, localizada no Jardim Professor Antonio Palocci, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é a primeira instituição da cidade a participar do programa OBSERVATÓRIO Educa.
Como forma de incentivar o desenvolvimento do projeto, o entorno da escola recebeu adequações no primeiro semestre deste ano para que a instituição pudesse iniciar as atividades do programa Educa que visa trabalhar conteúdos sobre Educação para o Trânsito com alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. O projeto é apoiado pela EPT (Escola Pública de Trânsito) de Ribeirão Preto.
A RP Mobi (antiga Transerp), por meio do seu Departamento de Sinalização Viária, promoveu diversas melhorias nas pinturas de solo das vias do entorno da escola. Entre elas, estão as pinturas de faixa de travessia para pedestres, demarcações de vagas especiais de deficiente e pessoas idosas, além de inscrições “PARE” e marcas de canalização.
“Este será um projeto-piloto em nossa cidade. As adequações no entorno da escola serão necessárias para que os estudantes possam colocar em prática o que irão aprender nos conteúdos das apostilas”, afirmou o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
Vale lembrar que Ribeirão Preto e a RP Mobi, também são participantes do programa Laço Amarelo, um programa de engajamento social com a finalidade de conscientizar a sociedade durante todos os meses do ano sobre a importância de um trânsito seguro para todos, dando continuidade às ações realizadas pelo Movimento Maio Amarelo.
1/4
Fotos: RP Mobi/Divulgação
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO DE NOVA FRIBURGO/RJ É TEMA DE DEBATE COM PARTICIPAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
O Programa Cidade Real, da TV Zoom - Empresa jornalística localizada em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro -, entrevistou na última segunda-feira (20), a public affairs do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, para falar sobre o atual cenário de extrema violência no trânsito que o município enfrenta.
PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELO OBSERVATÓRIO PROMOVEM A CULTURA DA SEGURANÇA VIÁRIA EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, em parceria com o Programa Educa, promovido em sinergia entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, emergiu como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar e foi a grande vencedora da Categoria X, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito, do prêmio Senatran 2023.
Boleto