A Globo RPC, de Curitiba, trouxe uma reportagem nesta quinta-feira, 20, sobre o perigo do excesso de velocidade em zonas escolares e centros de educação. A matéria se baseou no estudo "Velocidades Inseguras no Entorno de Unidades de Saúde e Escolas", fruto da parceria entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).
O estudo teve como autores o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO e professor Dr. da UFPR, Tiago Bastos, e os engenheiros Pedro Augusto Borges, Dara de Cezar Borszcz e Omar David Ordoñez Sayago. A pesquisa foi apresentada no 10º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024), em Guimarães, Portugal.
A reportagem destacou que, segundo o estudo, diversas escolas e centros de educação infantil de Curitiba/PR estão localizados em áreas onde muitos motoristas trafegam em velocidades superiores a 50 km/h. Esse comportamento aumenta os riscos de acidentes envolvendo alunos, pais e outras pessoas que circulam nas imediações das instituições de ensino.
De acordo com a pesquisa do OBSERVATÓRIO, das 185 escolas analisadas na capital paranaense, 79 apresentaram registros de veículos trafegando a 50 km/h ou mais. A reportagem também ressaltou que a velocidade máxima permitida nas zonas escolares de Curitiba é de 30 km/h.
Em outras 36 escolas, os registros de velocidade atingiram 60 km/h ou mais, e em 18 unidades, os veículos estavam a 70 km/h.
A reportagem da Globo RPC entrevistou Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO e professor Dr. da UFPR, que comentou sobre a situação. "Se há veículos trafegando a velocidades elevadas nessas interseções, as crianças, que precisam atravessar a rua de qualquer lado para chegar à escola, ficam expostas a esse excesso de velocidade", explicou Tiago Bastos à equipe de reportagem.
A matéria (leia na íntegra) ainda apresentou a lista das 10 escolas com o maior número de registros de velocidade acima do permitido. Confira na galeria abaixo. Acesse o estudo completo clicando aqui!
1/3
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.