O projeto “Rodovias Que Perdoam – Brasil: da teoria à prática” (RQP-BR), organizado e coordenado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, prepara as novas turmas de estudos para 2022, com novidades.
Com o objetivo de difundir conhecimento técnico, melhores práticas, tecnologias e inovações que bem orientem a revisão e/ou adoção de projetos de segurança viária modernos e atualizados para rodovias e vias urbanas que visam preservar vidas e evitar ocorrências de trânsito ou reduzir o fator de impacto dos sinistros e, consequentemente, salvar vidas, o OBSERVATÓRIO desenvolveu e realizou em 2021 o Projeto-piloto RQP-BR.
O curso em 2022 desenvolverá estudos de casos específicos para locais críticos de acidentes e propostas de soluções para a revisão de projetos com a finalidade de executar melhorias e inovações. Dessa forma, o OBSERVATÓRIO planeja adequar o formato para este ano, abrangendo os interesses federal, estadual e municipal.
O curso “Rodovias Que Perdoam – Brasil: da teoria à prática” propõe a fundamental atualização de conhecimento e a adoção de boas práticas, por meio de uma proposta conceitual-operacional, ou seja, visando a teoria como suporte à prática e soluções de curto prazo, baixo custo e apropriado CRF.
Exemplos de pronta-resposta e baixo custo:
[vc_single_image image="29410" img_size="full" qode_css_animation=""]
Sonorizador longitudinal:
[vc_single_image image="29411" img_size="full" qode_css_animation=""]
Cilindro delimitador:
Fonte: Eng. Frederico Rodrigues, D.Sc. - Imtraff e ONSV[/vc_column_text]
Balanço das atividades do Projeto-piloto RQP-BR em 2021
Em 2021, o Projeto-piloto “Rodovias Que Perdoam – Brasil: da teoria à prática”, realizado em cooperação com SNTT/MINFRA (Secretaria Nacional de Transportes Terrestres/Ministério da Infraestrutura), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e DOC/DEC (Diretoria de Obras de Cooperação/Departamento de Engenharia e Construção do Exército), e que formou parcerias com Abeetrans; ABNT; ABSeV entre outros, foi realizado entre maio e setembro de 2021.
Durante os quatro meses de curso, os 33 engenheiros do EB, DNIT, ANTT, SNTT participantes abordaram, com aulas ao vivo “on-line”, os principais conceitos, os novos materiais e dispositivos, as possíveis soluções práticas - de baixo custo – de implementação no curto prazo e que permitam dar um tratamento eficiente nos locais críticos de sinistros selecionados ao longo de rodovias e vias urbanas. Os alunos desse curso também realizaram visita técnica virtual (devido às restrições da pandemia) às fábricas de produtos para segurança viária, aos laboratórios de testes e centros de simulação, bem como visitas técnicas aos trechos rodoviários selecionados com DNIT e SEEx (Sistema de Engenharia do Exército), os quais foram objeto de estudos e propostas de melhor segurança viária durante a fase de revisão de seus projetos em fase de obra.
Visitas técnicas às obras em estudo em 2021:
[vc_gallery interval="3" images="29412,29413,29414,29415,29416,29417,29418,29419,29420,29421,29422,29423,29424" img_size="full"][vc_column_text]
Dos relatórios referentes aos estudos realizados no RQP/2021 destacam-se os seguintes aspectos sobre segurança viária:
[/vc_column_text][vc_single_image image="29425" img_size="full" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][vc_single_image image="29426" img_size="full" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_column_text]
Cabe destacar outras ações decorrentes do RPQ/2021 que bem demonstram a abrangência do tema no contexto da infraestrutura rodoviária nacional. Ressalta-se a adoção de sonorizador longitudinal nos novos projetos em elaboração (3 mil km); adoção dos conceitos do RQP-BR, entre outros, no novo projeto da BR-110/PE, em elaboração pela engenharia do Exército pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Ainda, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determinou a eliminação das “rótulas vazadas” em novas concessões e na revisão das antigas concessões.
Para o diretor de Planejamento Estratégico do OBSERVATÓRIO, Jamil Megid Junior, “Os excelentes resultados alcançados no projeto-piloto 2021 e a clara necessidade de maior detalhamento aos engenheiros de construção rodoviária sobre as inovações e melhorias na segurança viária mostraram ao Observatório e seus parceiros a validade do trabalho e a prioridade em prosseguir com novas ações em 2022”, destaca.
[/vc_column_text][vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"]
OBSERVATÓRIO marca presença no 10º Frotas Conectadas em painel sobre segurança, inovação e tecnologia
Nesta quarta-feira, 18, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, participou do segundo dia da 10ª edição do Frotas Conectadas, evento que se consolida como um dos mais relevantes do setor de mobilidade no Brasil.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.