Após a sobrecarga de diversos hospitais que atenderam o grande número de vítimas causadas pelo “Rolezinho” de motociclistas que ocorreu no sábado (22/07), em Campinas, no interior de São Paulo, que deixou cerca de 30 vítimas e causou três mortes, o setor da Saúde decidiu se mobilizar para alertar a população e autoridades sobre a prática e a importância da prevenção de ocorrências de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária esteve presente no encontro que reuniu representantes da área da Saúde e autoridades do trânsito municipal.
O primeiro encontro foi realizado na última quinta-feira (27/07), na sede da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), onde foi lançada a #rolezinhomata, com o objetivo de chamar a atenção para o problema, principalmente nas redes sociais, que são o meio utilizado para agendar encontros como o de sábado.
A reunião contou com a presença de representantes do Hospital de Clínicas da Unicamp, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das Ligas de Cirurgia do Trauma da Unicamp e da Puc Campinas, do OBSERVATÓRIO e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
Durante o evento, a EMDEC, representada pelo seu presidente, Vinicius Riverete; e pela Gerente de Educação para Mobilidade, Roberta Mantovani, apresentou números preocupantes: os motociclistas representam 47% das vítimas de trânsito em Campinas, embora a frota corresponda a apenas 16% do total de veículos da cidade. Dos mortos por ocorrências de trânsito com motos no município, 45% tinham entre 18 e 27 anos.
As reuniões do grupo devem acontecer de forma periódica a partir de agora, para que novas ações sejam lançadas com regularidade.
Organizador do evento, o cirurgião Dr. Gustavo Fraga, membro do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da SMCC e chefe da Cirurgia do Trauma da Unicamp, destacou a importância da prevenção. “Não podemos admitir mais rolezinho em Campinas ou em qualquer outra cidade do País. O sistema de saúde pública da cidade quase entrou em colapso. E quando você atende um grande número de vítimas de ocorrências de trânsito, que podem ser prevenidas, acaba deixando de atender outras doenças, como o câncer”, destacou o médico.
Ele reforçou a importância de ações conjuntas e recorrentes. “Para nós, da Saúde, é muito difícil comunicar a morte de uma pessoa à sua família. E tão difícil quanto isso é falar aos pais que seu jovem filho ficou tetraplégico. O jovem tem de perceber que um evento desse é extremamente perigoso, é como brincar de roleta-russa. O trauma é uma doença, que pode ser prevenida em quase 100% dos casos. A população precisa se conscientizar disso”, afirmou.
“Hoje, nós plantamos uma sementinha aqui (na SMCC). Esta é a primeira de muitas reuniões. Vamos espalhar a #rolezinhomata para conscientizar as pessoas do quanto isso é perigoso”, comentou o médico.
Representante do OBSERVATÓRIO, a head de Comunicação Daniela Gurgel, destacou a importância da conscientização individual. “A gente precisa colocar a mão na consciência. A gente precisa cobrar de quem está do nosso lado que faça o que é certo. Não dá pra gente ir para o churrasco com o amigo, vê o cara “encher a cara” do nosso lado o dia inteiro, daí pegar a chave do carro, ir embora no final do dia, e a gente não falar nada para ele”, alertou.
O presidente EMDEC, Vinícius Riverete, falou das ações de prevenção desenvolvidas pelo poder público e também reforçou a importância de ações educativas e de prevenção. “É um trabalho contínuo, que não pode parar. Essa agenda que está acontecendo hoje não pode parar, tem de ter todo mês”, disse.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.