Artigo no Caderno Mobilidade Estadão destaca contribuições do OBSERVATÓRIO para a segurança viária no País
O artigo Rumo à 2ª década de ação para segurança viária no Brasil publicado pelo Caderno Mobilidade Estadão, ontem (17), aborda as contribuições do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para o trânsito brasileiro, em seus 11 anos de existência. O presidente do Conselho do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, ressalta as melhorias alcançadas durante a 1ª Década e as necessidades de aprimoramento para a 2ª Década Mundial de Ação pela Segurança Viária.
Hoje, venho mostrar que, o que foi definido pela 1ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, para alcançarmos a meta de redução de 50% de mortos e feridos nos sinistros de trânsito, está sendo discutido e disseminado junto às autoridades e a sociedade brasileira, ao longo desses dez anos. Quero colocar, aqui, também, um resumo da 1ª Década, apontando os avanços e os pontos a serem encaminhados para essa 2ª Década. Porém, vale ressaltar que, nesses dez anos, o Brasil desperdiçou cerca de US$ 100 bilhões (R$ 500 bilhões), devido aos sinistros de trânsito.
Nos orgulhamos de ser a única entidade brasileira presente em todas as reuniões de segurança viária promovidas pela OMS/ONU, inclusive na declaração da 2ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, promulgada dentro da 3ª Conferência Ministerial Global, realizada em 2020, na Suécia.
O OBSERVATÓRIO já discutiu e elaborou, ao longo desse tempo, inúmeros estudos e pesquisas, como a proposta para a revisão do processo de formação de condutores no País (em todas as categorias existentes, incluindo renovação e reciclagem de condutores) e a implantação da educação de trânsito como disciplina transversal, nas escolas públicas e privadas, atendendo quase 300 mil crianças, nos últimos dois anos.
Leia o artigo completo: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-com-seguranca/rumo-a-2a-decada-de-acao-para-seguranca-viaria-no-brasil/
Foto: Getty Images/Mobilidade Estadão
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.