Matérias

RUMO À 2ª DÉCADA DE AÇÃO PARA SEGURANÇA VIÁRIA NO BRASIL

Escrito por Portal ONSV

18 AGO 2022 - 12H43

Artigo no Caderno Mobilidade Estadão destaca contribuições do OBSERVATÓRIO para a segurança viária no País

O artigo Rumo à 2ª década de ação para segurança viária no Brasil publicado pelo Caderno Mobilidade Estadão, ontem (17), aborda as contribuições do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária para o trânsito brasileiro, em seus 11 anos de existência. O presidente do Conselho do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, ressalta as melhorias alcançadas durante a 1ª Década e as necessidades de aprimoramento para a 2ª Década Mundial de Ação pela Segurança Viária.

Hoje, venho mostrar que, o que foi definido pela 1ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, para alcançarmos a meta de redução de 50% de mortos e feridos nos sinistros de trânsito, está sendo discutido e disseminado junto às autoridades e a sociedade brasileira, ao longo desses dez anos. Quero colocar, aqui, também, um resumo da 1ª Década, apontando os avanços e os pontos a serem encaminhados para essa 2ª Década. Porém, vale ressaltar que, nesses dez anos, o Brasil desperdiçou cerca de US$ 100 bilhões (R$ 500 bilhões), devido aos sinistros de trânsito.

Nos orgulhamos de ser a única entidade brasileira presente em todas as reuniões de segurança viária promovidas pela OMS/ONU, inclusive na declaração da 2ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, promulgada dentro da 3ª Conferência Ministerial Global, realizada em 2020, na Suécia.

O OBSERVATÓRIO já discutiu e elaborou, ao longo desse tempo, inúmeros estudos e pesquisas, como a proposta para a revisão do processo de formação de condutores no País (em todas as categorias existentes, incluindo renovação e reciclagem de condutores) e a implantação da educação de trânsito como disciplina transversal, nas escolas públicas e privadas, atendendo quase 300 mil crianças, nos últimos dois anos.

Leia o artigo completo: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-com-seguranca/rumo-a-2a-decada-de-acao-para-seguranca-viaria-no-brasil/

Foto: Getty Images/Mobilidade Estadão

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.