Matérias

Saiba o que fazer quando o pneu estoura ou derrapa

Escrito por Portal ONSV

24 NOV 2016 - 14H52

"pneus-660"

Manter a calma e proceder aos comandos necessários podem fazer a diferença em situações de imprevisto como essas

Você está trafegando à velocidade de 100 km/h, limite permitido na via por onde transita, quando, de repente, um pneu estoura com o veículo em movimento. Essa situação não é impossível - embora  a tecnologia moderna de projetos e fabricação de pneus tenha tornado o estouro algo muito raro - e qualquer condutor pode se assustar quando ela ocorre, e até perder o controle do veículo. Outra situação que pode assustar também é a derrapagem repentina.

Assustar-se é normal. Mas o importante é saber como se comportar em ocasiões como essas, E, além disso, fazer constantemente uma boa manutenção dos pneus é imprescindível. Nesse processo,  examine-os em busca de bolhas ou rachaduras (geralmente causadas pelo impacto em buracos ou guias das calçadas).

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV dá algumas dicas para contribuir com a superação do problema sem maiores danos ou riscos ao condutor, a eventuais ocupantes do veículo, ou a outros condutores com os quais está compartilhando a via.

Se o pneu estourar:

  • Não freie bruscamente.
  • Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade.
  • Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.

É importante aos condutores de veículos, também, saberem como se comportar em casos de derrapagens, que, se não bem controladas, podem resultar em acidentes muitas vezes com graves consequências. Por isso, seguem também algumas orientações.

Derrapagens:

  • Veículos com tração dianteira costumam derrapar com a frente para fora da curva. Nesse caso, ao derrapar, tire o pé do acelerador e jamais pise no freio. Girar o volante para dentro da curva e, após sair dela, acelerar progressivamente é uma ação eficaz nesses casos.
  • Se o veículo tiver tração traseira, o mais comum é derrapar com a parte traseira para fora da curva. Nesse caso, tire o pé do acelerador e, sem frear, gire o volante para o lado contrário da curva até a frente do veículo começar a girar para dentro da curva. Depois disso, acelere progressivamente.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.