“Este ano, estamos tentando conectar o Maio Amarelo, um movimento de muito sucesso, presente em 23 países, com a Semana Nacional de Trânsito”
O Jornal da Manhã da Rádio Máxima (89,9) FM, de hoje (14), conversou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães. Na oportunidade, ele apresentou a entidade, como ela é alinhada aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU, e a forma de trabalho para gerar estudos, pesquisas e conteúdo relacionado à segurança viária.
Durante o programa, o CEO do OBSERVATÓRIO destacou também a sua chegada à frente da entidade nessa Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021 – 2030), “com a missão de renovar as políticas do OBSERVATÓRIO e adequá-las às ODS e à nova década”, conforme ressaltou Paulo Guimarães.
Os acordos de cooperação técnica desenvolvido com outras entidades e a rede de composta por 400 Observadores Certificados espalhados pelo País e, em Moçambique, foram lembrados durante o bate-papo. Houve também, destaque para a Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente de 18 a 25 de setembro, com promoção de ações educativas e de conscientização para o trânsito seguro.
“Este ano, estamos tentando conectar o Maio Amarelo, um movimento de muito sucesso, presente em 23 países, com a Semana Nacional de Trânsito. Porque a gente tem esses dois momentos, como muito foco nessas discussões relacionadas ao comportamento no trânsito, mas esse período entre essas duas grandes ações, o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito fica um pouco esvaziado. Então, tentamos traçar um corredor de conceito de segurança e discussão, lincando o Maio Amarelo com a Semana Nacional de Trânsito. O tema do Maio Amarelo foi Juntos Salvamos Vidas e a gente trouxe essa informação para a Semana Nacional de Trânsito”, ressaltou o CEO do OBSERVATÓRIO.
Assista a entrevista completa (partir de 2:10:55):
[vc_video link="https://youtu.be/tGUmShu-Omw" align="center"]
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.