“Este ano, estamos tentando conectar o Maio Amarelo, um movimento de muito sucesso, presente em 23 países, com a Semana Nacional de Trânsito”
O Jornal da Manhã da Rádio Máxima (89,9) FM, de hoje (14), conversou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães. Na oportunidade, ele apresentou a entidade, como ela é alinhada aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU, e a forma de trabalho para gerar estudos, pesquisas e conteúdo relacionado à segurança viária.
Durante o programa, o CEO do OBSERVATÓRIO destacou também a sua chegada à frente da entidade nessa Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021 – 2030), “com a missão de renovar as políticas do OBSERVATÓRIO e adequá-las às ODS e à nova década”, conforme ressaltou Paulo Guimarães.
Os acordos de cooperação técnica desenvolvido com outras entidades e a rede de composta por 400 Observadores Certificados espalhados pelo País e, em Moçambique, foram lembrados durante o bate-papo. Houve também, destaque para a Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente de 18 a 25 de setembro, com promoção de ações educativas e de conscientização para o trânsito seguro.
“Este ano, estamos tentando conectar o Maio Amarelo, um movimento de muito sucesso, presente em 23 países, com a Semana Nacional de Trânsito. Porque a gente tem esses dois momentos, como muito foco nessas discussões relacionadas ao comportamento no trânsito, mas esse período entre essas duas grandes ações, o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito fica um pouco esvaziado. Então, tentamos traçar um corredor de conceito de segurança e discussão, lincando o Maio Amarelo com a Semana Nacional de Trânsito. O tema do Maio Amarelo foi Juntos Salvamos Vidas e a gente trouxe essa informação para a Semana Nacional de Trânsito”, ressaltou o CEO do OBSERVATÓRIO.
Assista a entrevista completa (partir de 2:10:55):
[vc_video link="https://youtu.be/tGUmShu-Omw" align="center"]
Resolução Contran número 1.000, pela Paz
Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!
OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM
Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.
OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO
Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.