O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.
O primeiro episódio da série fala sobre o comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres e a sua influência direta no trânsito. “É muito mais fácil a gente enxergar esse erro no outro condutor do que em nós mesmos. Então isso de fato mostra a importância de trabalhar as medidas de conscientização sobre o papel de cada um por um trânsito mais seguro”, explicou o professor Jorge Bastos.
Curitiba registrou em 2023, 29.235 sinistros de trânsito, envolvendo 56.688 veículos, número superior que em 2022, quando foram contabilizadas 27.404 ocorrências de trânsito, com 52.880 veículos. Em 2012 foi registrado o maior número desse comparativo, 31.784 sinistros de trânsito e 60.272 veículos envolvidos.
“São uma série de comportamentos que isoladamente, aparentemente, não representam um risco real, mas o sinistro de trânsito é justamente essa sucessão de falhas. Então junta a falha de um usuário com a falha de outro usuário, aí temos o acidente de trânsito”, alertou o professor.
Assista ao 1º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12609613/
O segundo episódio teve como tema o uso do celular ao volante e a pesquisa “Estudo Naturalístico de Segurança Viária: a influência do carpooling no comportamento do condutor”, desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR foi lembrada devido aos dados coletados e o comportamento dos condutores que mesmo sendo filmados enquanto dirigiam, ainda assim faziam uso do aparelho celular.
Assista ao 2º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12612987/
No terceiro episódio, o destaque foi para os pedestres, usuários mais frágeis do trânsito. Somente em 2023 foram registrados mais de 500 atropelamentos em Curitiba.
Assista ao 3º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12616161/
Os ciclistas foram tema do quarto episódio da série produzida pelo telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo no Paraná. Em 2023, foram registrados mais de 400 acidentes envolvendo bicicletas em Curitiba.
Assista ao 4º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12619312/
No último episódio da série, com o tema motociclistas, foi destacado que em dez anos, o número de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas dobrou na capital do Paraná. Somente em 2023, foram emplacadas 91.274 motocicletas, motonetas e ciclomotores novos em todo o estado do Paraná.
Assista ao último episódio: https://globoplay.globo.com/v/12622676/
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.