Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

Representante do OBSERVATÓRIO e UFPR participa de série de 5 episódios sobre comportamento no trânsito produzida pela RPC Paraná/TV Globo

Escrito por Portal ONSV

27 MAI 2024 - 15H32

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

O primeiro episódio da série fala sobre o comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres e a sua influência direta no trânsito. “É muito mais fácil a gente enxergar esse erro no outro condutor do que em nós mesmos. Então isso de fato mostra a importância de trabalhar as medidas de conscientização sobre o papel de cada um por um trânsito mais seguro”, explicou o professor Jorge Bastos.

Curitiba registrou em 2023, 29.235 sinistros de trânsito, envolvendo 56.688 veículos, número superior que em 2022, quando foram contabilizadas 27.404 ocorrências de trânsito, com 52.880 veículos. Em 2012 foi registrado o maior número desse comparativo, 31.784 sinistros de trânsito e 60.272 veículos envolvidos.

“São uma série de comportamentos que isoladamente, aparentemente, não representam um risco real, mas o sinistro de trânsito é justamente essa sucessão de falhas. Então junta a falha de um usuário com a falha de outro usuário, aí temos o acidente de trânsito”, alertou o professor.

Assista ao 1º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12609613/

O segundo episódio teve como tema o uso do celular ao volante e a pesquisa “Estudo Naturalístico de Segurança Viária: a influência do carpooling no comportamento do condutor”, desenvolvida entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR foi lembrada devido aos dados coletados e o comportamento dos condutores que mesmo sendo filmados enquanto dirigiam, ainda assim faziam uso do aparelho celular.

Assista ao 2º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12612987/

No terceiro episódio, o destaque foi para os pedestres, usuários mais frágeis do trânsito. Somente em 2023 foram registrados mais de 500 atropelamentos em Curitiba.

Assista ao 3º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12616161/

Os ciclistas foram tema do quarto episódio da série produzida pelo telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo no Paraná. Em 2023, foram registrados mais de 400 acidentes envolvendo bicicletas em Curitiba.

Assista ao 4º episódio: https://globoplay.globo.com/v/12619312/

No último episódio da série, com o tema motociclistas, foi destacado que em dez anos, o número de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas dobrou na capital do Paraná. Somente em 2023, foram emplacadas 91.274 motocicletas, motonetas e ciclomotores novos em todo o estado do Paraná.

Assista ao último episódio: https://globoplay.globo.com/v/12622676/

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.