TOLEDO/PR RECEBE LIVROS DO PROGRAMA EDUCA
OBSERVATÓRIO realiza a entrega de material de Educação para o Trânsito à segunda cidade a aderir ao programa, no estado do Paraná
A Prefeitura de Toledo, é o segundo município no estado do Paraná a receber oficialmente os livros do Programa EDUCA. Foram entregues 8.200 exemplares no evento realizado no auditório Acary Oliveira. O material didático já começou a ser distribuído em algumas escolas e faz parte do projeto do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, do qual 24 cidades, em 08 estados brasileiros participam. Os Observadores Certificados Cristiano Ditzmann e Rafael Fonseca representaram a entidade na ocasião.
O Programa EDUCA faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
A adesão à iniciativa ocorreu em 2020 e foi aprovada no ano seguinte. Na condição de mais novo membro desta seleta lista, Toledo realizou, em maio, durante o “Dia D Educa”, uma das ações do Maio Amarelo. O próximo passo é utilizar o livro em atividades extracurriculares coordenadas pelas secretarias da Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana.
“Vamos empregar este material sobretudo na educação em tempo integral, o qual, por meio do programa Integração, também contemplará outros projetos como o de capoeira, o Veterinário Mirim, o Esporte na Escola e o Escola do Esporte, desenvolvido em parceria com a Unipar/Toledo”, explica a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.
“Com os conteúdos deste material didático será possível trabalharmos a educação no trânsito, por meio do programa EducaTrânsito, de forma mais efetiva, com efeitos benéficos permanentes e duradouros”, avalia o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roni Padilha.
Na mesa de honra do evento, Marli e Roni tiveram a companhia dos representantes locais do OBSERVATÓRIO, Cristiano Ditzmann e Rafael Fonseca; do vereador Marcelo Marques, que representou o Legislativo Municipal; e do prefeito Beto Lunitti.
Antes da fala deles, foi exibido um vídeo com o diretor de Relações Institucionais e a pedagoga especialista em educação no trânsito do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce e Stefania Alvise, respectivamente.
“Hoje é um dia especial para Toledo e para nós, que acreditamos que a educação no trânsito tem a missão de salvar vidas. Este trabalho é ainda mais importante em um município que está em constante crescimento e é necessário ensinarmos nossas crianças a conviver de forma salutar com vias cada vez mais movimentadas”, analisou Garonce.
“O transporte está em nossas vidas desde o momento em que estamos na barriga da mãe. Quando chegam à idade escolar, nossas crianças precisam aprender as posturas corretas no trânsito, pois é neste momento que elas apresentam maior potencial de se tornarem agentes de transformação”, comentou Stefania.
Leia a matéria completa: https://www.toledonews.com.br/noticia/observatorio-nacional-da-seguranca-viaria-entrega-livros-didaticos-a-toledo
Foto: Carlos Rodrigues/Prefeitura de Toledo
Conheça o Programa EDUCA: https://www.onsv.org.br/programa-educa/

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.