Matérias

TOLEDO/PR RECEBE LIVROS DO PROGRAMA EDUCA

Escrito por Portal ONSV

11 JUL 2022 - 10H05

OBSERVATÓRIO realiza a entrega de material de Educação para o Trânsito à segunda cidade a aderir ao programa, no estado do Paraná

A Prefeitura de Toledo, é o segundo município no estado do Paraná a receber oficialmente os livros do Programa EDUCA. Foram entregues 8.200 exemplares no evento realizado no auditório Acary Oliveira. O material didático já começou a ser distribuído em algumas escolas e faz parte do projeto do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, do qual 24 cidades, em 08 estados brasileiros participam. Os Observadores Certificados Cristiano Ditzmann e Rafael Fonseca representaram a entidade na ocasião.

O Programa EDUCA faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A adesão à iniciativa ocorreu em 2020 e foi aprovada no ano seguinte. Na condição de mais novo membro desta seleta lista, Toledo realizou, em maio, durante o “Dia D Educa”, uma das ações do Maio Amarelo. O próximo passo é utilizar o livro em atividades extracurriculares coordenadas pelas secretarias da Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana.

“Vamos empregar este material sobretudo na educação em tempo integral, o qual, por meio do programa Integração, também contemplará outros projetos como o de capoeira, o Veterinário Mirim, o Esporte na Escola e o Escola do Esporte, desenvolvido em parceria com a Unipar/Toledo”, explica a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.

“Com os conteúdos deste material didático será possível trabalharmos a educação no trânsito, por meio do programa EducaTrânsito, de forma mais efetiva, com efeitos benéficos permanentes e duradouros”, avalia o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roni Padilha.

Na mesa de honra do evento, Marli e Roni tiveram a companhia dos representantes locais do OBSERVATÓRIO, Cristiano Ditzmann e Rafael Fonseca; do vereador Marcelo Marques, que representou o Legislativo Municipal; e do prefeito Beto Lunitti.

Antes da fala deles, foi exibido um vídeo com o diretor de Relações Institucionais e a pedagoga especialista em educação no trânsito do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce e Stefania Alvise, respectivamente.

“Hoje é um dia especial para Toledo e para nós, que acreditamos que a educação no trânsito tem a missão de salvar vidas. Este trabalho é ainda mais importante em um município que está em constante crescimento e é necessário ensinarmos nossas crianças a conviver de forma salutar com vias cada vez mais movimentadas”, analisou Garonce.

“O transporte está em nossas vidas desde o momento em que estamos na barriga da mãe. Quando chegam à idade escolar, nossas crianças precisam aprender as posturas corretas no trânsito, pois é neste momento que elas apresentam maior potencial de se tornarem agentes de transformação”, comentou Stefania.

Leia a matéria completa: https://www.toledonews.com.br/noticia/observatorio-nacional-da-seguranca-viaria-entrega-livros-didaticos-a-toledo

Foto: Carlos Rodrigues/Prefeitura de Toledo

Conheça o Programa EDUCA: https://www.onsv.org.br/programa-educa/

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.