Novo boletim de rádio discute deveres de motoristas e passageiros
Trânsito não é só sinônimo de carros ou de motoristas, como a grande maioria acredita, alerta a jornalista Daniela Gurgel, gestora de comunicação do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), no primeiro boletim de rádio do mês de outubro, resultado da parceria com a Rádio SulAmérica. “É preciso pensar em todos, também, nos passageiros”, argumenta.
Neste mês, Daniela vai discutir nos boletins semanais o tema “Transporte Seguro de Passageiros” e as responsabilidades de cada um.
Na edição desta semana, ela destaca o dever dos motoristas verificarem e exigirem daqueles que transporta o uso dos equipamentos de segurança, como o cinto ou o capacete, no caso de motociclistas e o garupa.
No boletim, Daniela lembrou o episódio com o cantor sertanejo, Cristiano Araújo, morto por não usar o cinto no banco traseiro, como um grande alerta para toda a sociedade. “O caso nos trouxe à tona a imensa responsabilidade do motorista com seus passageiros, já que a namorada do cantor também, sem cinto, morreu; enquanto os ocupantes do veículo (motorista e assessor) que usavam o equipamento se salvaram, com ferimentos leves. “Independentemente do grau de relação que o motorista tenha com o passageiro, ele deve verificar e exigir se todos estão usando o cinto, antes de transportá-los.”
O caso teve ainda o agravante do excesso de velocidade, que potencializou os riscos de morte, comentou a jornalista.
Durante o bate-papo, a jornalista abordou a responsabilidade dos passageiros, já que eles têm que ter consciência que sua proteção também depende deles próprios. Outras posturas importantes para a segurança do transporte de passageiros foram citadas como evitar conversas calorosas, emotivas ou mesmo discussões com o motorista, que podem colocar todos em risco nos deslocamentos.
Daniela ressaltou que, assim, como os motoristas podem ajudar a melhorar o trânsito, passageiros também têm suas responsabilidades neste processo.
Ouça a íntegra do boletim!
Na próxima semana, ela já antecipou, o Boletim vai abordar os cuidados que motoristas devem ter no transporte de idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS
A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.
WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.