Novo boletim de rádio discute deveres de motoristas e passageiros
Trânsito não é só sinônimo de carros ou de motoristas, como a grande maioria acredita, alerta a jornalista Daniela Gurgel, gestora de comunicação do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), no primeiro boletim de rádio do mês de outubro, resultado da parceria com a Rádio SulAmérica. “É preciso pensar em todos, também, nos passageiros”, argumenta.
Neste mês, Daniela vai discutir nos boletins semanais o tema “Transporte Seguro de Passageiros” e as responsabilidades de cada um.
Na edição desta semana, ela destaca o dever dos motoristas verificarem e exigirem daqueles que transporta o uso dos equipamentos de segurança, como o cinto ou o capacete, no caso de motociclistas e o garupa.
No boletim, Daniela lembrou o episódio com o cantor sertanejo, Cristiano Araújo, morto por não usar o cinto no banco traseiro, como um grande alerta para toda a sociedade. “O caso nos trouxe à tona a imensa responsabilidade do motorista com seus passageiros, já que a namorada do cantor também, sem cinto, morreu; enquanto os ocupantes do veículo (motorista e assessor) que usavam o equipamento se salvaram, com ferimentos leves. “Independentemente do grau de relação que o motorista tenha com o passageiro, ele deve verificar e exigir se todos estão usando o cinto, antes de transportá-los.”
O caso teve ainda o agravante do excesso de velocidade, que potencializou os riscos de morte, comentou a jornalista.
Durante o bate-papo, a jornalista abordou a responsabilidade dos passageiros, já que eles têm que ter consciência que sua proteção também depende deles próprios. Outras posturas importantes para a segurança do transporte de passageiros foram citadas como evitar conversas calorosas, emotivas ou mesmo discussões com o motorista, que podem colocar todos em risco nos deslocamentos.
Daniela ressaltou que, assim, como os motoristas podem ajudar a melhorar o trânsito, passageiros também têm suas responsabilidades neste processo.
Ouça a íntegra do boletim!
Na próxima semana, ela já antecipou, o Boletim vai abordar os cuidados que motoristas devem ter no transporte de idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.