Matérias

Transporte seu pet de modo seguro

Escrito por Portal ONSV

13 SET 2016 - 13H49

OBSERVATÓRIO dá dicas de como transportar de modo correto e confortável animais de estimação

Banho e tosa, idas ao veterinário para consultas mensais, para exames, para receber vacinas, ao dentista para limpeza de tártaro, viagens ou simples passeio,  entre outros, fazem parte hoje da rotina de cães de estimação. Desse modo, o transporte dos pets em veículos tem sido cada vez mais comum.

Quem tem a companhia de um animal de estimação não mede esforços para preservar a saúde e a qualidade de vida dele. Mas será que todo este cuidado se repete em seu transporte? Afinal, transportá-lo solto no carro traz riscos à sua segurança e também à do motorista. Durante o transporte de animais, alguns cuidados têm de ser tomados, alerta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Qualquer espécie de animal doméstico pode viajar em veículos, desde que seja colocado em equipamentos adequados ao tamanho e à espécie. Isso porque, como é sabido pelos motoristas conscientes, nenhuma pessoa, animal, ou objeto pode se deslocar ‘solto’ dentro de um veículo.

Ou seja, as pessoas devem colocar o cinto de segurança (inclusive quem viaja no banco traseiro); para a segurança das crianças deve-se usar os equipamentos compatíveis com suas idades (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação). Objetos como malas, caixa de ferramentas, entre outros, devem ficar no porta-malas e pequenos volumes precisam ficar no assoalho.

Sendo assim, o transporte de cães e gatos deve ser feito em gaiolas apropriadas - encontrados nos petshops -, que, além disso, devem estar presas a cintos. Se o transportado for um cão de grande porte, por exemplo, o ideal, também, é que ele esteja separado por uma grade, do condutor ou dos passageiros do veículo.

A legislação brasileira de trânsito estabelece regras em relação ao assunto. O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por exemplo,  estabelece que conduzir pessoas, animais, ou cargas nas partes externas do veículo – salvo nas situações devidamente autorizadas – é infração grave, sujeita à multa e ao acréscimo de 5 pontos no prontuário do condutor do veículo.

O inciso II do artigo 252 do CTB prevê multa caso o motorista transporte pessoas, volumes ou animais à sua esquerda ou entre braços e pernas. Além da multa, o infrator ganha 4 pontos no prontuário. Os artigos 28 e 169 apontam que o condutor deverá ter o domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados à segurança no trânsito. Quem descumprir está sujeito a 3 pontos no prontuário.


Confira o Programa Observar - Transporte de Animais:

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.