Matérias

TV Aparecida debate sobre o trânsito brasileiro com participação de Observador Certificado

Escrito por Portal ONSV

21 MAI 2021 - 15H40

O tema do programa Aparecida Debate da última terça-feira (18), teve como tema “Trânsito brasileiro e as recentes alterações na lei para veículos, ciclistas e pedestres”. Mediado pelo jornalista Eduardo Miranda, o programa da TV Aparecida recebeu para discutir o assunto o Observador Certificado e professor doutor em acessibilidade e mobilidade urbana, Carlos Félix, e Pedro Sampaio, formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Direito de Trânsito.

Questionado sobre quais são os pontos positivos e negativos com as alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que passaram a vigorar em 12 de abril, o Observador Certificado Carlos Félix enfatizou que estamos passando por um processo de aprendizado, inclusive no trânsito, mesmo seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e fortalecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), nós não conseguimos reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito durante a Década de Ação pela Segurança no Trânsito de 2011-2020, e esse processo de endurecimento com as leis só poderá ser percebido com o tempo.

“Eu acredito que, a avaliação de como essas mudanças vão interferir, infelizmente, é só com o tempo. Então, nós vamos entender se houve um avanço ou retrocesso, porque na verdade, a legislação, do meu ponto de vista avançou alguns pontos. Devo citar um que o Pedro não lembrou, a questão da regulamentação das cadeirinhas que nós não tínhamos”, argumentou.

Carlos Félix também pontou que toda boa legislação tem como objetivo a proteção da pessoa e da vida, em especial a legislação do trânsito. E, esse endurecimento da lei visa principalmente um aprimoramento para a proteção da vida.

“Cada vez que nós endurecemos um pouco mais, embora em algumas situações existem algumas flexibilidades, toda legislação tem que ser alterada, modificada, aprimorada no sentido de proteção à vida”, enfatizou Carlos Félix.

Assista ao programa completo:

[vc_video link="https://youtu.be/9G80KSNVKxs"]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.