TV Aparecida debate sobre o trânsito brasileiro com participação de Observador Certificado
O tema do programa Aparecida Debate da última terça-feira (18), teve como tema “Trânsito brasileiro e as recentes alterações na lei para veículos, ciclistas e pedestres”. Mediado pelo jornalista Eduardo Miranda, o programa da TV Aparecida recebeu para discutir o assunto o Observador Certificado e professor doutor em acessibilidade e mobilidade urbana, Carlos Félix, e Pedro Sampaio, formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Direito de Trânsito.
Questionado sobre quais são os pontos positivos e negativos com as alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que passaram a vigorar em 12 de abril, o Observador Certificado Carlos Félix enfatizou que estamos passando por um processo de aprendizado, inclusive no trânsito, mesmo seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e fortalecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), nós não conseguimos reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito durante a Década de Ação pela Segurança no Trânsito de 2011-2020, e esse processo de endurecimento com as leis só poderá ser percebido com o tempo.
“Eu acredito que, a avaliação de como essas mudanças vão interferir, infelizmente, é só com o tempo. Então, nós vamos entender se houve um avanço ou retrocesso, porque na verdade, a legislação, do meu ponto de vista avançou alguns pontos. Devo citar um que o Pedro não lembrou, a questão da regulamentação das cadeirinhas que nós não tínhamos”, argumentou.
Carlos Félix também pontou que toda boa legislação tem como objetivo a proteção da pessoa e da vida, em especial a legislação do trânsito. E, esse endurecimento da lei visa principalmente um aprimoramento para a proteção da vida.
“Cada vez que nós endurecemos um pouco mais, embora em algumas situações existem algumas flexibilidades, toda legislação tem que ser alterada, modificada, aprimorada no sentido de proteção à vida”, enfatizou Carlos Félix.
Assista ao programa completo:
[vc_video link="https://youtu.be/9G80KSNVKxs"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.