O tema do programa Aparecida Debate da última terça-feira (18), teve como tema “Trânsito brasileiro e as recentes alterações na lei para veículos, ciclistas e pedestres”. Mediado pelo jornalista Eduardo Miranda, o programa da TV Aparecida recebeu para discutir o assunto o Observador Certificado e professor doutor em acessibilidade e mobilidade urbana, Carlos Félix, e Pedro Sampaio, formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Direito de Trânsito.
Questionado sobre quais são os pontos positivos e negativos com as alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que passaram a vigorar em 12 de abril, o Observador Certificado Carlos Félix enfatizou que estamos passando por um processo de aprendizado, inclusive no trânsito, mesmo seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e fortalecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), nós não conseguimos reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito durante a Década de Ação pela Segurança no Trânsito de 2011-2020, e esse processo de endurecimento com as leis só poderá ser percebido com o tempo.
“Eu acredito que, a avaliação de como essas mudanças vão interferir, infelizmente, é só com o tempo. Então, nós vamos entender se houve um avanço ou retrocesso, porque na verdade, a legislação, do meu ponto de vista avançou alguns pontos. Devo citar um que o Pedro não lembrou, a questão da regulamentação das cadeirinhas que nós não tínhamos”, argumentou.
Carlos Félix também pontou que toda boa legislação tem como objetivo a proteção da pessoa e da vida, em especial a legislação do trânsito. E, esse endurecimento da lei visa principalmente um aprimoramento para a proteção da vida.
“Cada vez que nós endurecemos um pouco mais, embora em algumas situações existem algumas flexibilidades, toda legislação tem que ser alterada, modificada, aprimorada no sentido de proteção à vida”, enfatizou Carlos Félix.
Assista ao programa completo:
[vc_video link="https://youtu.be/9G80KSNVKxs"]
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.