Matérias

Uruguai dá exemplo em segurança viária

Escrito por Portal ONSV

24 MAR 2020 - 12H13

Os uruguaios devem comemorar. Em 2019 chegaram a índices europeus em mortes por acidentes de trânsito: 12 mortes a cada 100 mil habitantes, o número mais baixo da última década no país, o que permitiu ao Movimento Maio Amarelo reconhecer o país por suas medidas de prevenção a acidentes viários.

Para alertar e conscientizar a população através de campanhas e ações desenvolvidas nos últimos anos, o Movimento Maio Amarelo do Uruguai, preparou uma série de intervenções urbanas, para ilustrar as consequências dos acidentes viários, com foco nos jovens, público mais vulnerável diante da estatística uruguaia.

Contando com a participação de estudantes, as intervenções ocorreram em várias cidades do país, alertando para o risco da direção imprudente, por ignorar as leis de trânsito e para o alto número de pessoas impactadas por essas fatalidades. Em uma dessas ações, 27 jovens simbolizaram as ocorrências de acidentes fatais de trânsito e, ao lado de cada um, havia uma placa informando a idade e causas do acidente em que a pessoa se envolveu.

Em outra intervenção foram empilhadas diversas motos envolvidas em acidentes para lembrar sobre os riscos da condução inadequada desse veículo. Motocicletas e automóveis estiveram envolvidos em 72% das mortes no trânsito daquele país. A maioria foi causada por jovens entre 20 e 24 anos de idade. Nos últimos cinco anos 87.889 motociclistas sofreram algum tipo de lesão em acidentes de trânsito e 1.253 pessoas faleceram no país vizinho.

Premiação Destaques Maio Amarelo 2019

Em junho de 2019, foi realizado em Natal/RN, o encerramento do Maio Amarelo. Durante a entrega da premiação aos “destaques” que realizaram ações referentes ao Movimento, o Uruguai recebeu uma distinção internacional, como reconhecimento às iniciativas desenvolvidas naquele país para a segurança viária.

Assista ao vídeo de uma das intervenções realizada em 2019 e que contribuiu com a conscientização:

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=Pg_yN86Uzx0&feature=emb_logo"]

Veja as Fotos:

[/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="24218,24219,24220,24221,24222,24223,24224" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.