Vamos imaginar a cena: você sai de uma festa tarde da noite dirigindo seu carro depois de passar horas muito felizes na companhia de amigos ou familiares e logo à frente vê de longe uma blitz. A operação está exatamente no seu caminho e você não terá como chegar ao destino, sem passar por ela. Porém você sabe que, nas últimas horas, o que mais fez foi ingerir bebidas alcoólicas.
Num primeiro momento, o que lhe vem à cabeça é a multa, mas você já parou para pensar que as consequências do ato de beber e dirigir podem ser muito maiores do que uma quantia em dinheiro?
Para preservar a segurança de todos que transitam pelas cidades e evitar mortes em decorrência de acidentes, em 2012 foi aprovada a Lei Seca. Graças a ela, o comportamento de milhares de motoristas e motociclistas no Brasil vem mudando e a cena descrita acima é cada vez mais rara. Hoje, com a tolerância zero para o consumo de álcool para quem conduz um veículo, é cada vez menor o número de condutores bêbados flagrados. Em locais onde a fiscalização é escassa, isso ainda é comum de acontecer.
Ao longo desses últimos anos é impossível calcular a contribuição da Lei Seca para a segurança viária no Brasil. Também não conseguimos dizer quantas vidas foram salvas devido à realização das blitzes pelas ruas e estradas. O que sabemos é que muitos condutores mudaram seus hábitos de beber, conscientes dos riscos e certamente você conhece uma pessoa ou mais que hoje não dirige se bebeu álcool.
Todo condutor, depois da obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tem consciência de que, não é seguro dirigir ou pilotar – aliás, nem caminhar ou pedalar -, caso tenha ingerido álcool. Portanto, quando há um flagrante de desrespeito à lei é necessária a punição, pois, as consequências desse ato são gravíssimas e, muitas das vezes, irreversíveis.
Muitos amigos ou familiares repetiram a cena do início do texto no último final de ano, durante as festas de confraternizações ou mesmo no Natal ou réveillon. E nesse mês, tem carnaval e essa situação poderá se repetir para muitos condutores. O que fazer então?
O Programa Laço Amarelo lembra nesse mês, da importância da Lei Seca pois, enquanto um motorista insistir em beber e dirigir, ninguém está protegido.
E, durante a festa de carnaval, escolha se divertir em segurança. Se for beber, deixe o carro em casa. No trânsito, o sentido é a vida!
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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