Se você vai viajar é preciso muita atenção com as bagagens. A acomodação de malas e bolsas no veículo exige responsabilidade para a garantia da segurança e proteção de todos os passageiros e de quem você cruza pelas estradas. Mas o cuidado também deve ser tomado no dia a dia, pois muita gente deixa tudo solto pelo carro, colocando-se em risco.
De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a principal recomendação é nunca transportar bolsas no colo, nem soltas no carro. O lugar de malas e bagagens é no porta-malas ou no chão/piso do veículo. O mesmo vale para sacolas de mercado, mochilas de crianças entre outros pertences como laptops etc.
Um cuidado super importante também é buscar manter bolsas e mochilas sempre fechadas, porque se estiverem no chão, algum item pode escapar e atrapalhar o uso dos pedais.
Existem ainda outras recomendações que devem ser consideradas por todos os motoristas no transporte de bagagens. Os primeiros cuidados são quanto ao peso que o veículo irá transportar. Não adianta querer carregar o mundo, pois cada carro tem uma capacidade definida no Manual de Instrução. O motorista deve respeitar o limite definido.
Se o motorista não sabe qual é esse limite deve buscar informações no Manual de Instruções do carro. Muita gente até tenta alegar que não tem o manual, que comprou o carro sem ele; mas essa não é uma desculpa que pode ser aceita, pois, hoje, os manuais estão todos disponíveis na internet.
O OBSERVATÓRIO alerta ainda que a distribuição desse peso é muito importante. É preciso distribuir a bagagem com uniformidade pelo carro para se garantir a estabilidade. Segundo a entidade de segurança viária, essa medida contribui para economizar combustível e para evitar o desgaste de peças do carro. Além de uma direção mais econômica, o motorista reduz riscos como acidentes, já que se o carro apresentar instabilidade pelo excesso de peso ou má distribuição da bagagem, podem ocorrer acidentes em situações de curvas, chuvas ou até mesmo numa descida de serra.
Cargas externas
Se o motorista for transportar cargas fora do carro como, por exemplo, bicicletas, pranchas entre outros, tudo deve estar bem amarrado e com dispositivos corretos.
O OBSERVATÓRIO destaca que esses objetos não podem exceder a largura do veículo e nem se projetar à frente do veículo. Já se ele ultrapassar a traseira – o que é permitido – ele precisa ser sinalizado, com uma sinalização vermelha e branca pra alertar os demais motoristas. Na traseira, o objeto pode projetar-se ao máximo cerca de 1,5 metros além do carro, sendo sinalizado. E fique atento, pois se o transporte for à noite, é preciso uma sinalização luminosa para alertar os demais motoristas e evitar colisões.
A checagem se a carga está bem amarrada é obrigatória e, ao longo da viagem, nas paradas verifique se tudo continua bem afixado.
Segundo a entidade, é bom lembrar que o peso da bagagem interna deve ser somado à externa e não pode ultrapassar a capacidade do carro, como destacamos acima.
Outros cuidados!
Sempre que for transportar objetos externos, cuidado para não encobrir a placa e lanternas do veículo, que precisam estar visíveis.
Também, analise se os objetos não vão prejudicar a sua visão e atrapalhar a condução. Eles ainda não devem gerar poeira ou barulho; e se houver necessidade de adotar redes para ampliar o cuidado com a fixação não hesite em fazê-lo.
Situações especiais - motos
Agora no verão é muito importante um alerta. Em muitas praias é comum ver motociclistas transportando pranchas. Essa é uma atitude arriscada e irregular; pois é muito difícil se estabilizar carregando esse tipo de equipamento e esse comportamento pode causar causar sérios acidentes.
E, por fim, no carro ou na moto, guarde o seu celular e tente mantê-lo fora do alcance, assim evitará distrações.
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Projeto Motorista Série A, fruto da cooperação entre SEST SENAT e OBSERVATÓRIO, vence Prêmio SENATRAN 2024
Na última terça-feira (05), aconteceu em Brasília mais uma edição do Prêmio SENATRAN, que reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito. Nesta edição, o SEST SENAT, parceiro e mantenedor do Observatório, venceu uma das categorias, com seu projeto Motorista Série A.
Trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa do Observatório vence Prêmio SENATRAN 2024
No último dia 5, mais um trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa/CNPq do Observatório Nacional de Segurança, foi premiado no Prêmio SENATRAN.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.