Matérias

Vias esburacadas trazem risco ao condutor e danos ao veículo

Escrito por Portal ONSV

16 MAR 2017 - 11H45

Estar atento ao trânsito e seguir as orientações abaixo reduzem a possibilidade de ocorrência de problemas

Num país de dimensões continentais, como é o Brasil, é possível encontrar rodovias, estradas e ruas nas mais diferentes condições de manutenção e de tráfego. Desde as em boas condições de pavimentação e sinalizadas, até as esburacadas e sem qualquer sinalização, mesmo nas áreas urbanas.

Os condutores, portanto, devem estar sempre atentos. E se na viagem ou trajeto tiver de enfrentar vias acidentadas, é melhor seguir as orientações abaixo, do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Confira:

  • Dirigir em vias desconhecidas pelo condutor ou avariadas e com pistas irregulares em decorrência de chuvas obriga o condutor a ter mais atenção e cuidado. E, no caso de encontrar poças d´àgua deve desviar-se delas, já que podem esconder buracos.

  • O esteve deve estar sempre muito bem calibrado, para o caso da ocorrência de danos aos pneus, uma vez que passar sobre buracos aumenta muito o risco de o pneu estourar e até amassar as rodas do veículo. O aconselhável é que o estepe seja calibrado, no máximo, a cada 15 dias.

  • Amortecedores e suspensão podem, igualmente, sofrer danos pela circulação em vias esburacadas ou irregulares, e comprometer a segurança do condutor, em especial se veículo estiver sendo conduzido em velocidade elevada.

  • Motorista consciente deve manter distância do carro que vai à sua frente, já que, por estar muito próximo, pode perder a oportunidade de enxergar problemas na via a tempo de desviar ou ter reações que garantam sua segurança.

  • Ao tentar desviar de buracos, muitos motoristas se envolvem em acidentes e, dependendo da velocidade, chegam a capotar o veículo. Em locais com o asfalto crítico, fique atento ao veículo que trafega em direção contrária à sua.

  • É importante consultar seu mecânico de confiança sobre as condições do pivô, dos terminais de direção, das buchas das bandejas e das molas. Uma trinca no pivô do seu veículo, por exemplo, pode fazer com que perca o controle do carro e se envolva em um grave acidente.

  • Verifique se todas as luzes externas, farol, lanterna, seta e freio, estão em funcionamento. Não se esqueça das condições das palhetas e o nível do reservatório do limpador de para-brisa.

Mortes_no_transito_crescem_na_ultima_decada_pesquisa_fapesp
Entrevista

MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM 13,5% NA ÚLTIMA DÉCADA; OBSERVATÓRIO E UFPR COMENTAM DADOS À REVISTA FAPESP

A edição de outubro da revista Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), única revista jornalística especializada em cobrir a produção científica e tecnológica do Brasil, destacou o aumento de 13,5% em mortes no trânsito na última década no Brasil. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) foram consultados pela reportagem para avaliar os possíveis motivos desse aumento.

Imprudencia_no_transito_al_tv
Observadores Certificados

IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO E TRAVESSIA INDEVIDA EM LINHA FÉRREA É DESTAQUE DO AL TV 1 EDIÇÃO

A imprudência dos motoristas continua sendo a principal causa para os sinistros de trânsito no Brasil, são cerca de 40 mil vítimas por ano. O instrutor e Observador Certificado, Walter Lima, falou sobre maneiras de evitar envolvimento em ocorrências de trânsito durante o AL TV 1ª Edição, da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à TV Globo naquele estado.

Observador_certificado_mobilidade_urbana_recife_radio_jornal
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE MELHORIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE COM INAUGURAÇÃO DE PONTE EM RECIFE/PE

Programada para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 pela prefeitura de Recife, no estado de Pernambuco, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, popularmente conhecida como ponte Iputinga-Monteiro, deve encurtar o percurso entre as zonas Norte e Oeste da capital pernambucana. O Observador Certificado e especialista em mobilidade urbana e fiscalização de trânsito, Emanoel Silva, falou recentemente sobre a importância dessa obra na Rádio Jornal, para a melhoria do tráfego na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto