Este ano, a Lei Seca completa 15 anos e segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), com a vigência dessa lei no país, houve redução de 76% de sinistros de trânsito provocados pela combinação letal de álcool e direção. O Observador Certificado Emanoel Placido falou ao programa Primeira Página, da Rádio Jornal do Recife, sobre o significado da Lei Seca para a segurança no trânsito.
Conforme dados levantados pelo programa, enquanto o número de mortes caiu ao longo dos últimos anos, o índice de internações causadas por sinistros de trânsito em decorrência de ingestão de álcool, aumentou nesses 15 anos.
“Apesar de o número de óbitos ter diminuído, o número de internações ainda continua aumentando. Tem muita gente desrespeitando essa regra de beber e dirigir. É preciso deixar claro que não é proibido beber, é proibido beber e dirigir, estar sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. Para exemplo de estatística, o centro de estudos sobre álcool e saúde aponta que 5,4% dos brasileiros ainda admite beber e dirigir, mesmo com número tão altos, como por exemplo em 2021. Nós tivemos 75.983 hospitalizações e 10.887 óbitos por essa causa de beber e dirigir de acordo com informações do Ministério da Saúde. Ainda é muito preocupante essa falta de consciência de muitos motoristas”, argumentou Emanoel Placido.
Ouça a matéria completa: https://drive.google.com/file/d/1_39huWUz-WthjWTJie6-SHW98vuz7Ne6/view?usp=sharing
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.