O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou entre os dias 28 e 29 de junho o 4º ENOC (Encontro Nacional de Observadores Certificados) reunindo cerca de 80 profissionais de vários estados do País com o objetivo de alinhar e apresentar os projetos propostos, além de apresentar a nova diretoria e o conselho deliberativo da instituição.
Promovido após o evento Destaques Maio Amarelo deste ano, o 4º ENOC possibilitou dois dias de troca de informações entre os profissionais e com isso, conhecer melhor as necessidades de cada estado e região em que os Observadores Certificados atuam.
Durante o primeiro dia do encontro, em um auditório na sede da Fiesp, em São Paulo, cedido gentilmente pela mesma, foram apresentados alguns projetos do OBSERVATÓRIO, como o Transformando Cidades, o Selo Mobilidade, o OBSERVATÓRIO Educa e o programa Laço Amarelo, por alguns dos seus coordenadores. As apresentações contaram também com a participação do membro do Conselho Deliberativo e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Tiago Bastos; do head de Negócios e Parcerias, Marcius D’Avila; e do head de Mobilidade Segura, Pedro Borges.
1/3
Observadores Certificados visitam a nova sede do OBSERVATÓRIO em São José dos Campos/SP
No dia 29 de junho, foi realizada a visita técnica à nova sede do OBSERVATÓRIO no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Na ocasião, os OCs participaram de uma apresentação institucional da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, com todos os principais projetos, programas e inovações na área de Mobilidade Urbana do município. Em seguida, conheceram o Projeto da Linha Verde de São José dos Campos, um corredor sustentável que liga a região Sul ao centro de São José e por onde circulam os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) articulados e 100% elétricos.
Na passagem pelo centro da cidade, os Observadores Certificados puderam conhecer dois projetos da Rede Ruas Completas e em seguida, se dirigiram ao Parque Tecnológico de São José dos Campos. Na visita, conheceram o Nexus, um laboratório de incubadoras de startups, foram ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência), um programa da São José Unida que reúne todas as forças de segurança para realizar o controle de fiscalização do trânsito, o transporte público e o monitoramento por câmeras do município.
E em seguida, puderam conhecer o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos e em seguida, a tão aguardada visita à nova sede do OBSERVATÓRIO.
1/8
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.